Resumo

Título do Artigo

Mensuração do grau de maturidade digital no setor financeiro brasileiro
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Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - Yasmin Conolly Carolino
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM -
2 - Thelma Valéria Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Professor Titular

Reumo

Os benefícios da transformação digital são inúmeros, dentre eles aumento nas vendas, produtividade, a possibilidade de inovar na criação de novos produtos bem como na criação de valor perante os clientes por meio de novas formas de interação (DOWNES, NUNES, 2013). Para que esse processo rumo à transformação digital seja sequer iniciado, deve-se considerar como ponto de partida o grau de maturidade digital no qual a empresa se encontra. Essa mensuração é importante para que as empresas tenham condições de desenvolver sua estratégia, compreendendo a posição que ocupam no mercado, bem como mirando qual posição desejam almejar e os esforços que deverão fazer para alcançar sua ambição digital (SANTOS; FRANCISCO, 2020). Este estudo visa contribuir com informações atuais e relevantes para mensuração da maturidade digital do setor financeiro atuante no mercado nacional através do modelo desenvolvido por Berghaus e Back (2016).

Abstract

The benefits of digital transformation are numerous, including increased sales, productivity, the possibility of innovating in the creation of new products as well as creating value for customers through new forms of interaction (DOWNES, NUNES, 2013). For this process towards digital transformation to even begin, the level of digital maturity in which the company finds itself must be considered as a starting point. This measurement is important so that companies are able to develop their strategy, understanding the position they occupy in the market, as well as targeting which position they want to aim for and the efforts they must make to achieve their digital ambition (SANTOS; FRANCISCO, 2020). This study aims to contribute current and relevant information to measure the digital maturity of the financial sector operating in the national market through the model developed by Berghaus and Back (2016).