Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE COMPARATIVA DE PROGRAMAS DE EDUCACÃO EMPREENDEDORA
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Sueli de Moura Ruiz
USP - Universidade de São Paulo - FEA
2 - Lisete Barlach
-

Reumo

Os programas de educação empreendedora são ofertados por universidades, empresas privadas, associações e organizações de sociedade civil com o objetivo de desenvolver a capacidade empreendedora, estimular inovação, criar negócios, encontrar soluções para problemas sociais, que por sua vez, tem autonomia para definir a organização, formato, programa, conteúdo, carga-horária, metodologia e público. Este estudo apresenta a análise comparativa de 4 programas de educação empreendedora com mais de 5 anos de existência e que são multiplicados por meio de facilitadores capacitados, comparando-os em quatro características: etapas, conteúdos, competências e público. Na sequência analisa-os considerando as duas visões definidas por Lackéus: ampla ou estreita, sendo ampla a educação empreendedora que contribui para que a pessoa se torne empreendedora e a estreita com enfoque no desenvolvimento de negócios, ideias e empresas e complementa investigando sua consistência com os Pilares da Educação, Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. O estudo identificou os quatro pilares de educação em programas com visão ampla e constatou que a inexistência de extremos (ou este ou aquele), e foi proposto a aplicação de uma escala em que os programas poderiam ser classificados de acordo com o grau de identificação com as visões.

Abstract

Entrepreneurial education programs are offered by universities, private companies, associations and civil society organizations with the objective of developing entrepreneurial capacity, stimulating innovation, creating businesses, finding solutions to social problems, which in turn has autonomy to define the organization, format, program, content, workload, methodology and public. This study presents the comparative analysis of 4 entrepreneurial education programs with more than 5 years of existence and that are multiplied through trained facilitators, comparing them in four characteristics: stages, contents, competencies and public. It then analyzes them considering the two visions defined by Lackéus: broad or narrow, being broad the entrepreneurial education that contributes to the person becoming an entrepreneur and the narrow one with a focus on the development of businesses, ideas and companies and complements by investigating its consistency with the Pillars of Education, Report to UNESCO of the International Commission on Education for the XXI century. The study identified the four pillars of education in programs with a broad vision and found that the absence of extremes (or this or that), and it was proposed to apply a scale in which the programs could be classified according to the degree of identification with the visions.