Resumo

Título do Artigo

SIMULADOR DE POSTAGENS NO INSTAGRAM PARA AUMENTO DO ENGAJAMENTO: APLICAÇÃO NO SETOR DE FOOD SERVICE
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Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Kellen Dayelle Endler
Universidade Federal do Paraná - UFPR -
2 - Claudio Luis Cruz de Oliveira
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Graduação em Administração
3 - Carolina Toledo Ferraz
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM -
4 - Letícia Duarte Jimenez
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo

Reumo

O engajamento nas redes sociais é essencial para empresas de Food Service, pois contribui para o estabelecimento de relacionamentos com os clientes e amplia a visibilidade da marca. O Instagram, por sua vez, dentre as redes sociais, se tornou um canal essencial para promover estabelecimentos de comida, devido à sua abordagem visual, alcance amplo e interação direta com os clientes. Este artigo apresenta o estudo sobre o desenvolvimento de um simulador de postagens no Instagram aplicado a esse setor. O objetivo principal desse simulador consiste em otimizar estratégias de postagens para aumentar o número de curtidas em publicações de estabelecimentos de alimentação. O simulador incorpora variáveis como características da presença digital da empresa, seu número de publicações no perfil, número de seguidores, formatos da publicação, legendas e hashtags. Este estudo visa preencher a lacuna da falta de ferramentas específicas para esse setor, inovando ao fornecer uma ferramenta prática para maximizar curtidas. Essa contribuição não apenas auxilia as empresas a maximizar sua visibilidade e atratividade online, como também promove a eficácia no uso de recursos de marketing. Por fim, os resultados obtidos podem contribuir com pesquisas futuras e aprimoramento contínuo de táticas de engajamento em redes sociais.

Abstract

Engagement on social media is essential for Food Service companies, as it contributes to establishing relationships with customers and increases brand visibility. Instagram, among social networks, has become an essential channel for promoting food establishments, due to its visual approach, broad reach and direct interaction with customers. This article presents the study on the development of an Instagram posting simulator applied to this sector. The main objective of this simulator is to optimize posting strategies to increase the number of likes on publications from food establishments. The simulator incorporates variables such as characteristics of the company's digital presence, its number of profile publications, number of followers, publication formats, captions and hashtags. This study aims to fill the gap in the lack of specific tools for this sector, innovating by providing a practical tool to maximize likes. This contribution not only helps companies maximize their online visibility and attractiveness, but also promotes effective use of marketing resources. Finally, the results obtained can contribute to future research and continuous improvement of engagement tactics on social networks.