Resumo

Título do Artigo

Proposta de processo para a formação de preço de venda para um projeto social utilizando práticas de gestão de projetos, Design Science Research e gestão por processos.
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Tema

Estratégia e Projetos

Autores

Nome
1 - Laura Lima da Silva
UFRRJ - Três Rios
2 - ANDRE LUIZ ANJOS DE FIGUEIREDO
UFRRJ -

Reumo

O presente artigo contextualizou a importância da gestão de projetos e da Design Science Research. Neste contexto, o mesmo tem como objetivo realizar uma proposta de processo para a formação de preço de venda para um projeto social utilizando práticas de gestão de projetos, Design Science Research e gestão por processos. Para tanto, a metodologia aplicada configurou-se, primeiramente, de uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com o intuito de entender como funcionava o processo de formação de preço de venda do projeto supracitado. Finalmente, quanto à natureza, a pesquisa é de natureza aplicada, pois procurou-se solucionar o problema que é a forma na qual funciona o processo atual. Como resultado, foi possível identificar, que não existe uma metodologia, uma vez que a precificação ocorre de forma intuitiva. Assim, ficou evidente que o gestor do projeto carece de conhecimento de ferramentas administrativas para a gestão do projeto. Finalmente, ocorreu a projeção dos artefatos para resolver os problemas encontrados. Desta forma, as propostas desenvolvidas atingiram os objetivos propostos e contribuíram com a comunidade acadêmica e científica apresentando aplicações práticas das metodologias apresentadas.

Abstract

This article contextualized the importance of project management and Design Science Research. In this context, the objective is to create a process proposal for establishing the sales price for a social project using project management practices, Design Science Research and process management. To this end, the methodology applied was, firstly, a bibliographical research and, subsequently, an exploratory research with a qualitative approach was carried out with the aim of understanding how the sales price formation process of the aforementioned project worked. Finally, in terms of nature, the research is of an applied nature, as it sought to solve the problem that is the way in which the current process works. As a result, it was possible to identify that there is no methodology, since pricing occurs intuitively. Thus, it became evident that the project manager lacks knowledge of administrative tools for project management. Finally, the projection of the artifacts took place to solve the problems encountered. In this way, the proposals developed achieved the proposed objectives and contributed to the academic and scientific community by presenting practical applications of the methodologies presented.