Resumo

Título do Artigo

Novo Móveis – Desenvolvimento de um Novo Modelo de Negócio para Móveis Planejados
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Tema

Relatos

Autores

Nome
1 - Alexandre de Almeida Mendonça
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
2 - Alexandre Nabil Ghobril
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas

Reumo

Este relato apresenta o processo de desenvolvimento e validação de um novo modelo de negócio para a comercialização de móveis planejados, de modo a oferecer aos clientes uma melhor experiência no processo de compra. Foi inicialmente realizada uma análise do mercado de móveis planejados, tamanho, tendências e principais players. Em seguida, foram feitas pesquisas quantitativas e qualitativas que levantaram as principais dores dos clientes. Constatou-se haver uma oportunidade de oferecer uma solução distinta neste segmento, por meio da venda em plataforma on-line (e-commerce) tendo como vantagens a possibilidade de atingir um universo maior de pessoas dada a escalabilidade, a facilidade de configuração e personalização do projeto no meio digital, a entrega rápida e o preço competitivo. Foram então desenvolvidas análises adicionais dos ambientes externo e interno. Os dados levantados foram compilados em uma análise SWOT cruzada. Seguiu-se então para proposição do modelo de negócios utilizando-se o Business Model Canvas. Como etapa seguinte, foram feitos testes de validação das principais premissas do modelo, tanto do encaixe produto-mercado, quanto da viabilidade de parcerias para produção e montagem dos componentes junto aos clientes

Abstract

This report presents the process of developing and validating a new business model for the sale of custom furniture, in order to offer customers a better experience in the purchasing process. Initially, an analysis of the custom furniture market, size, trends and main players was carried out. Then, quantitative and qualitative research was carried out to identify customers' main pain points. It was found that there was an opportunity to offer a different solution in this segment, through sales on an online platform (e-commerce), with the advantages of being able to reach a larger universe of people given the scalability, ease of configuration and customization of the project in the digital environment, fast delivery and competitive price. Additional analyzes of the external and internal environments were then developed. The data collected was compiled in a cross-SWOT analysis. The business model was then proposed using the Business Model Canvas. As a next step, tests were carried out to validate the main assumptions of the model, both regarding product-market fit and the feasibility of partnerships for the production and assembly of components with customers.