Resumo

Título do Artigo

AS DIFERENTES TRIBOS DE CONSUMO DA GERAÇÃO Z E A ESCOLHA POR MODELOS DE CALÇADOS
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Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Gabriella Hamad Lazzaretti
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Felipe Conforto Gargalaka
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
3 - Marcella Amadei Theobaldo PInto
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
4 - Sergio Silva Dantas
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O objetivo geral desse estudo foi descobrir quais os modelos de tênis são mais associados como símbolos de identidade de cada tribo de consumo da geração Z. Para atingir o objetivo geral, estabeleceram-se os objetivos específicos: (a) identificar os principais modelos de calçados preferidos por cada tribo da geração Z; e (b) compreender como os calçados são utilizados pela geração Z como símbolos de pertencimento a tribos e diferenciação, levando em conta as características individuais e os contextos sociais de consumo. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com uso de dados quantitativos, com um total de 132 respondentes, pertencentes à Geração Z (15 a 28 anos). Os dados mostram que há uma variedade de tribos aos quais os jovens se identificam e que, para algumas delas (como as tribos dos skatistas, hip-hop e hype) os calçados são um forte elemento de pertencimento à tribo.

Abstract

The general objective of this study was to discover which sneaker models are most associated as symbols of identity for each generation Z consumer tribe. To achieve the general objective, specific objectives were established: (a) identify the main footwear models preferred by each generation Z tribe; and (b) understand how shoes are used by generation Z as symbols of belonging to tribes and differentiation, taking into account individual characteristics and social contexts of consumption. A descriptive research was carried out, using quantitative data, with a total of 132 respondents, belonging to Generation Z (15 to 28 years old). The data shows that there are a variety of tribes that young people identify with and that, for some of them (such as the skater, hip-hop and hype tribes) shoes are a strong element of belonging to the tribe.