Resumo

Título do Artigo

ENDIVIDAMENTO E PROCRASTINAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - MASAHIDE NISHIKAWA JUNIOR
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Caraguatatuba
2 - Marlette Cassia Oliveira Ferreira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP -

Reumo

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FECOMÉRCIO-SP), em maio de 2021, 62,7% das famílias declararam ter algum tipo de dívida. Diante disso, o presente estudo O presente estudo tem como objetivo geral identificar o perfil e tendo como objetivos específicos analisar o nível de endividamento financeiro, o tipo de produto comprado (hedônico ou utilitário) com relação a atitude financeira do inadimplente, tendo como objeto de estudo uma loja varejista do litoral norte do estado de São Paulo. A metodologia empregada foi o levantamento de dados primários junto ao cadastro dos inadimplentes da empresa, levando-se em consideração o perfil, dados da dívida acumulada, motivo da compra, e tipo de produto (hedônico ou utilitário). Pode-se identificar que os maiores procrastinadores da empresa são as mulheres com idade média de 44 anos, e compraram principalmente produtos hedônicos (atitude hedonista), o que pode demonstrar comportamento sem se atentar para a sua consequência.

Abstract

According to the Consumer Debt and Default Survey (PEIC), carried out monthly by the Federation of Commerce of Goods, Services and Tourism of the State of São Paulo (FECOMÉRCIO-SP), in May 2021, 62.7% of families declared have some type of debt. In view of this, the present study The present study has the general objective of identifying the profile and having as specific objectives to analyze the level of financial debt, the type of product purchased (hedonic or utilitarian) in relation to the financial attitude of the defaulter, with the object of I study a retail store on the north coast of the state of São Paulo. The methodology used was the collection of primary data from the company's defaulter registry, taking into account the profile, accumulated debt data, reason for purchase, and type of product (hedonic or utilitarian). It can be identified that the company's biggest procrastinators are women with an average age of 44 years, and they mainly purchased hedonic products (hedonic attitude), which can demonstrate behavior without paying attention to its consequences.