Resumo

Título do Artigo

Morar e Consumir na Liminaridade do Isolamento: um olhar das mulheres sobre suas famílias
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Débora Santos de Souza
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Nova Iguaçu
2 - Janaina Nascimento Simões de Souza
UFRRJ - PPGE

Reumo

A presente pesquisa é um estudo respeito das relações familiares, em casa, durante o período de restrição social em decorrência da Pandemia do Covid-19, tendo como objeto de análise a identidade e o comportamento de consumo dos integrantes da família, sendo a mulher o sujeito principal do estudo. O trabalho tem como objetivo geral analisar, as relações familiares durante o período liminar da Pandemia, no que tange a consumo, identidade e representações dos papéis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, através de coleta de dados e bibliográficos e através de pesquisa de campo por questionário, tendo mulheres do Brasil como respondentes. O consumo gera identidades e representações, influenciadas por elementos situacionais, que refletem a variabilidade e adaptação do ser humano. Nos lares as famílias vivenciam o compartilhamento dos espaços geográficos do lugar “casa”, e os resultados indicam o início de uma melhor aproximação familiar, com colaboração, apoio, rearranjo dos espaços, e o repensar da importância da compra de algumas categorias de produtos, na esperança deste movimento ser mais potente que a, ainda presente, violência contra às mulheres.

Abstract

The present research is a study regarding family relationships, at home, during the period of social restrictions resulting from the Covid-19 Pandemic, with the object of analysis being the identity and consumption behavior of family members, with the woman being the main subject of the study. The general objective of the work is to analyze family relationships during the preliminary period of the Pandemic, in terms of consumption, identity and role representations. This is a qualitative and quantitative research, through data and bibliographic collection and through field research using a questionnaire, with women from Brazil as respondents. Consumption generates identities and representations, influenced by situational elements, which reflect the variability and adaptation of human beings. In homes, families experience sharing the geographic spaces of the place “home”, and the results indicate the beginning of a better family approach, with collaboration, support, rearrangement of spaces, and rethinking the importance of purchasing some categories of products, in the hope that this movement will be more powerful than the still present violence against women