Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO BASEADO EM AÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - MARCELO TAVARES DA SILVA
-
2 - Marcelo Caldeira Pedroso
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Departamento de Administração

Reumo

A educação empreendedora é um dos motores de crescimento sustentável da economia de um país Sendo integrante do movimento empreendedor, a educação empreendedora não é um fenômeno recente e, num sentido amplo, é estruturalmente complexa composta de vários stakeholders que a observam e nela atuam sob várias perspectivas teóricas e práticas. O método de empreendedorismo baseado em ação (action-basedentrepreneurship), foco deste estudo, é um tema relativamente recente, tendo sido abordado com maior ênfase pela literatura a partir de 2006 A questão de pesquisa que norteia este artigo é: ‘Como a educação empreendedora tem contemplado o método de empreendedorismo baseado em ação no ensino superior' O objetivo geral é analisar os principais estudos que mencionam a educação empreendedora por meio do método de empreendedorismo baseado em ação, visando identificar as principais contribuições e propor uma agenda de pesquisa futura Foram selecionados 33 artigos na revisão sistemática de literatura (RSL) Os métodos de pesquisa utilizados nesses estudos foram notadamente empíricos, pode-se inferir que o método de empreendedorismo baseado em ação vem sendo estudado e aplicado na prática Como destaque, vários estudos mencionam a necessidade de se fazer mais pesquisas qualitativas longitudinais para se estudar melhor o fenômeno da educação empreendedora.

Abstract

Entrepreneurial education is one of the engines of sustainable growth of a country's economy Being part of the entrepreneurial movement, entrepreneurial education is not a recent phenomenon and, in a broad sense, it is structurally complex composed of several stakeholders who observe it and act on it from various theoretical and practical perspectives. The action-based entrepreneurship method, the focus of this study, is a relatively recent topic, having been addressed with greater emphasis in the literature since 2006. The research question that guides this article is: 'How has entrepreneurial education contemplated the method of action-based entrepreneurship in higher education' The general objective is to analyze the main studies that mention entrepreneurial education through the action-based entrepreneurship method, involve identifying the main contributions and proposing a future research agenda. 33 articles were selected in the review literature systematics (RSL) The research methods used in these studies were notably empirical, it can be inferred that the action-based entrepreneurship method has been trained and applied in practice As a highlight, several studies mention the need to carry out more longitudinal qualitative research to better study the characteristics of entrepreneurial education.