Reumo
O relato técnico tem como objetivo analisar a trajetória da empresa Zeiss, destacando sua adaptação e transformação em um ambiente empresarial dinâmico e competitivo, assim como a experiência do sócio fundador com a inovação. A Zeiss, uma empresa líder no setor óptico e tecnológico, enfrentou desafios decorrentes das mudanças tecnológicas e da globalização. Seu diagnóstico revelou problemas relacionados à falta de agilidade, tomada de decisões lenta, desconexão com os clientes e baixa motivação da equipe. A empresa implementou metodologias ágeis, como OKRs, Scrum e Kanban, em três níveis organizacionais. Isso resultou em objetivos claros, aumento da produtividade, maior influência na execução de metas e proposição de ideias. A mudança cultural levou a melhorias significativas, como o desenvolvimento de um aplicativo para aumentar a fidelidade dos clientes, melhoria na gestão de pessoas e crescimento financeiro expressivo. A mudança de cultura organizacional foi gradual e envolveu treinamentos, workshops e a contratação de um agile coach. Ela partiu das camadas de maior hierarquia da empresa, mas também abriu espaço para iniciativas bottom-up, promovendo um ambiente colaborativo e democrático.
Abstract
The technical report aims to analyze the trajectory of the Zeiss company, highlighting its adaptation and transformation in a dynamic and competitive business environment. Zeiss, a leading company in the optical and technological sector, faced challenges arising from technological changes and globalization. Its diagnosis revealed problems related to lack of agility, slow decision-making, disconnect with customers, and low team motivation.The company implemented agile methodologies such as OKRs, Scrum, and Kanban at three organizational levels. This resulted in clear objectives, increased productivity, greater influence in goal execution, and the proposal of ideas. The cultural change led to significant improvements, including the development of an application to enhance customer loyalty, improved people management, and substantial financial growth.The shift in organizational culture was gradual and involved training, workshops, and the hiring of an agile coach. It originated from the higher hierarchical layers of the company but also made room for bottom-up initiatives, promoting a collaborative and democratic environment.