Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: estudo de caso em um colégio de Angra dos Reis - RJ
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Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Diogo dos Santos Reis
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Caraguatatuba
2 - Marlette Cassia Oliveira Ferreira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP -
3 - Jussara da Silva Teixeira Cucato
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
4 - Jussara Goulart da Silva
FACES/UFU -
5 - Flavio Santino Bizarrias
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM -

Reumo

A busca pela qualidade nos serviços tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, pois ela influencia diretamente na decisão de compra e fidelização do cliente. Ao compreender e atender às necessidades do público, as organizações podem construir uma reputação sólida e se destacar em um mercado competitivo. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção da qualidade dos serviços prestados, tendo como objeto de estudo os pais e responsáveis dos alunos matriculados no Centro Educacional Positiva Idade - CEPI. Quanto à natureza da pesquisa, é elaborada uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa, por meio de procedimentos survey e estudo de caso único, com o método para coleta de dados através de um questionário online com 45 questões, elaborado no Google Forms. Por tanto, fica evidente por meio deste estudo que os clientes possuem uma percepção positiva da qualidade dos serviços prestados no Centro Educacional Positiva Idade. No entanto, há a necessidade de investimentos no ambiente e nos equipamentos da instituição, além de ajustes nos horários de funcionamento. É importante também desenvolver estratégias adicionais para fidelizar os clientes, além do reembolso.

Abstract

The pursuit of quality in services has become increasingly important for companies because it directly influences the customer's purchasing decision and loyalty. By understanding and meeting the needs of the public, organizations can build a solid reputation and stand out in a competitive market. The overall objective of this research was to analyze the perception of service quality, focusing on the parents and guardians of students enrolled at Centro Educacional Positiva Idade - CEPI. In terms of the research nature, an applied research was conducted with a descriptive objective, quantitative approach, using survey procedures and a single case study method, with data collection through an online questionnaire consisting of 45 questions developed on Google Forms. Therefore, this study clearly shows that customers have a positive perception of the quality of services provided at Centro Educacional Positiva Idade. However, there is a need for investments in the institution's environment and equipment, as well as adjustments to the operating hours. It is also important to develop additional strategies to foster customer loyalty, beyond reimbursement.