Resumo

Título do Artigo

ENTRELAÇAMENTO DE CONCEITOS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DA CORRELAÇÃO ENTRE SUSTENTABILIDADE, LOGÍSTICA REVERSA E MARKETING DE SERVIÇOS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Socioambiental e Inovação

Autores

Nome
1 - Anderson de Albuquerque Lima
UFRRJ - Seropédica
2 - Caroline Kill da Cruz
UFRRJ -
3 - PATRICIA LEITE DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
4 - Roberta Dalvo Pereira Conceição
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E ESTRATEGIA

Reumo

Com a crescente importância da sustentabilidade em todos os níveis, desde organizacionais a global, vem-se cada vez mais utilizando práticas responsáveis como a logística reversa e a promoção de uma prestação de serviços aos consumidores voltada à conscientização ambiental em prol de uma sociedade mais limpa e sustentável. O presente trabalho propõe um estudo visando compreender como as áreas sustentabilidade, marketing de serviço e logística reversa se entrelaçam, contendo o objetivo de apresentar um levantamento bibliométrico correlacionando essas três áreas. O trabalho valeu-se da metodologia descritiva exploratória e da pesquisa bibliográfica utilizando o software VOSviewer para análise dos dados. Observou-se que apesar de serem tópicos requentes na área de pesquisa como itens de busca e produção, nossa pesquisa revela uma notável lacuna na literatura que associe os itens citados e que denota a necessidade de um olhar científico mais apurado. Uma vez que a interseção desses tópicos (sustentabilidade, logística reversa e marketing de serviços) se revela como um fenômeno relativamente recente na base de dados em questão, o que é um ponto de atenção, já que a interação dos mesmos em expansão do aquecimento indica uma necessidade de maiores contribuições de estudos acadêmicos associada aos temas interligados em questão.

Abstract

With the growing importance of sustainability at all levels, from organizational to global, responsible practices such as reverse logistics and the promotion of services to consumers focused on environmental awareness are increasingly being used in favor of a cleaner society and sustainable. The present work proposes a study aiming to understand how the areas of sustainability, service marketing and reverse logistics intertwine, with the objective of presenting a bibliometric survey correlating these three areas. The work used exploratory descriptive methodology and bibliographic research using the VOSviewer software for data analysis. It was observed that despite being frequent topics in the research area such as search and production items, our research reveals a notable gap in the literature that associates the aforementioned items and that denotes the need for a more refined scientific look. Since the intersection of these topics (sustainability, reverse logistics and services marketing) reveals itself as a relatively recent phenomenon in the database in question, which is a point of attention, as their interaction in expanding warming indicates a need for greater contributions from academic studies associated with the interconnected themes in question.