Resumo

Título do Artigo

UMA AVALIAÇÃO SOBRE O INSTITUTO DARA: CONTRIBUIÇÕES PARA OUTRAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
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Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - Luiz Sergio Pereira da Silva FIlho
UFRRJ - Seropédica
2 - Thiago Borges Renault
-
3 - Favio Akiyoshi Toda
UFF - Universidade Federal Fluminense -

Reumo

Este trabalho visa apresentar uma análise estratégica sob a ótica da Visão Baseada em Recursos sobre o Instituto Dara. Até 2022, esta organização foi considerada por dez anos consecutivos a melhor ONG da América Latina e encontra-se na 20ª melhor do mundo pela revista suíça thedotgood (conhecida antes como NGO). O estudo busca assim entender o seu bem sucedido desempenho organizacional, pois a sua compreensão permite não apenas colaborar com a própria instituição em termos de sua revisão estratégica, mas sobretudo permite apresentar possibilidades para outras organizações da sociedade civil em uma país continental como é caso do Brasil que precisa de medidas urgentes de enfretamento e combate à pobreza. O estudo aponta que a reputação é um elemento-chave para a captação de recursos para o Instituto Dara, entretanto, confere importância a outros recursos não financeiros importantes para a saúde e gestão estratégica de ONG`s. Do ponto de vista científico, o artigo acrescenta aos estudos acadêmicos sobre o tema das Organizações da Sociedade Civil, as ONG´s, sobre Estratégia, mas principalmente o diálogo destes temas por meio de um estudo de um caso significativo reconhecido internacionalmente.

Abstract

This paper aims to present a strategic analysis from the perspective of the Resource-Based View (RBV) of the Dara Institute. Until 2022, this organization was consistently ranked as the best NGO in Latin America for ten consecutive years and is currently ranked 20th globally by the Swiss magazine thedotgood (formerly known as NGO). The study seeks to understand its successful organizational performance, as this understanding not only contributes to the institution's own strategic review but, more importantly, provides insights for other civil society organizations in a vast country like Brazil, which requires urgent measures to address and combat poverty. The study highlights that reputation is a key element in resource mobilization for the Dara Institute, but it also emphasizes the importance of other non-financial resources for the health and strategic management of NGOs. From a scientific perspective, this article contributes to academic research on Civil Society Organizations, NGOs, and Strategy, primarily by facilitating the dialogue on these subjects through the analysis of a globally recognized and significant case.