Resumo

Título do Artigo

FATORES ASSOCIADOS AO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DAS RECEITAS DE CONTRATO COM CLIENTES
Abrir Arquivo

Tema

Finanças e Contabilidade

Autores

Nome
1 - João Auricchio Ferrari Rego Barros
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienopolis
2 - Julia Silva de Almeida Nunes
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
3 - Rafaella Colello
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienopolis
4 - Kelly Teixeira Rodrigues Farias
Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo

Reumo

O objetivo dessa pesquisa foi observar os fatores associados ao índice de divulgação das receitas de contrato com clientes Para isso, um Índice de Divulgação foi construído com a base na divulgação exigida pelo CPC 47, observado nas demonstrações financeiras encerradas em 31/12/2021 Foi realizado um levantamento em pesquisas anteriores sobre qualidade da informação contábil e a partir dele escolhidos sete fatores que poderiam estar associados com a divulgação da norma Esses fatores foram observados em 104 companhias abertas, que correspondiam a 30% das companhias com ações no mercado Os resultados principais indicam que há evidências de que os fatores empresa de auditoria e tamanho da empresa estão associados positivamente ao nível de divulgação de receita de contrato com clientes Isso significa que quanto maior é o nível de divulgação de receitas de contratos com clientes maior é a probabilidade da companhia ser auditada por uma “Big Four” e maior é o tamanho da empresa Por outro lado, não houve evidências significativas em relação aos fatores nível diferenciado de governança corporativa, American Depositary Receipts, Endividamento, Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido e Rentabilidade sobre o Ativo.

Abstract

The objective of this research was to observe the factors associated with the disclosure level of revenue from contracts with customers. For what, a Disclosure Index was constructed based on the disclosure required by CPC 47, observed in the financial statements ended on 12/31/2021. A survey was carried out in previous research on the quality of accounting information and from it seven factors were chosen that could be associated with the disclosure of the standard. These factors were observed in 104 companies, which corresponded to 30% of companies with shares on the market. The main results indicate that there is evidence that the audit company and company size factors are positively associated with the level of disclosure of contract revenue with clients. This means that the greater the level of disclosure of revenue from contracts with customers, the greater the probability of the company being audited by a “Big Four” and the greater the size of the company. On the other hand, there was no significant evidence regarding the factors differentiated level of corporate governance, American Depositary Receipts, Debt, Return on Equity and Return on Assets.