Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PORTUÁRIO: estudo de caso do Porto do Itaqui
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Tema

Relatos

Autores

Nome
1 - Jairo Diniz Furtado Junior
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2 - Amanda Ferreira Aboud de Andrade
UFMA - Decca
3 - Sérgio Sampaio Cutrim
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Departamento de Administração
4 - Luciana Ferreira Kuzolitz
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Reumo

Este estudo de caso ocorreu no Porto do Itaqui, que se localiza no Estado do Maranhão, sendo um porto público administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP. O artigo teve o objetivo analisar e relatar o modelo de gestão estratégica do Porto do Itaqui. Para tal, primeiramente foi realizado um levantamento da literatura sobre planejamento estratégico e gestão de desempenho, depois foram identificadas as ferramentas existentes no ambiente de negócios e como elas podem ser aplicadas na organização. Em seguida foi construído um processo de gestão do planejamento estratégico dividido em um ciclo com 4 fases de planejamento: análise do ambiente, análise situacional, criação de objetivos estratégicos e definição de indicadores de desempenho. Nestas fases foram aplicadas as ferramentas SWOT, BSC, Brainstorming, Mapa de Arena, Canvas Estratégico e BI. Conclui-se que com a aplicação dessas ferramentas, e sobretudo com apoio da alta direção, todas as áreas da organização podem se engajar no atingimento das metas e objetivos, pois estas são planejadas, divulgadas e acompanhadas por gestores e colaboradores e, desta forma, a alta direção conta com indicadores de performance e informações relevantes de auxílio ao processo decisório diante das oportunidades de negócio e situações-problema que surgem.

Abstract

This case study took place at the Porto do Itaqui, located in the state of Maranhão, and it is a public port administered by the Maranhão Port Administration Company - EMAP The article aimed to analyze and report on the strategic management model of Porto do Itaqui To achieve this, the study began with a literature review on strategic planning and performance management Next, existing business tools and their potential application within the organization were identified Subsequently, a strategic planning management process was developed, divided into a cycle with four planning phases: environmental analysis, situational analysis, creation of strategic objectives, and the definition of performance indicators During these phases, the following tools were applied: SWOT analysis, Balanced Scorecard (BSC), Brainstorming, Arena Mapping, Strategic Canvas, and Business Intelligence (BI) It can be concluded that with the application of these tools, and with the support of top management, all areas of the organization can engage in achieving the goals and objectives This is because these goals are planned, communicated, and monitored by managers and employees Consequently, top management has access to performance indicators and relevant information to aid the decision-making process in the face of business opportunities and problem situations that arise