Resumo

Título do Artigo

Análise de caso de sucesso: Lean Manufacturing de Marcenaria
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Tema

Relatos

Autores

Nome
1 - Eric Jun Kuroishi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - FEA-USP
2 - Felipe Augusto de Paulo Lopes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - USP Butantã
3 - Henrique Yoshida Kudo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Administração
4 - Laura Lima Conde
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5 - Vanessa Ellen Amorim
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Reumo

Este relato técnico aborda a implementação de uma alteração de layout de uma marcenaria, a partir do método de Lean Manufacturing que, após uma série de etapas de avaliações e estudos, que envolveram o diagnóstico inicial da disposição das máquinas na marcenaria e a rotina e métodos dos operadores, possibilitou a identificação de gargalos na produção, e posteriormente, a solução desses, trazendo melhorias ao processo produtivo da marcenaria. O presente trabalho tem como objetivo dar visibilidade ao caso, que proporcionou um aumento da produtividade e redução dos desperdícios da empresa, a partir de um problema que para muitos é considerado simples e mínimo, podendo assim incentivar outras empresas do outro segmento a buscarem soluções e intervenções que, apesar de saírem da rotina de funcionamento da empresa, podem desenvolver ainda mais a empresa.

Abstract

This technical report addresses the implementation of a change in the layout of a carpentry shop, based on the Lean Manufacturing method which, after a series of evaluation and study steps, which involved the initial diagnosis of the arrangement of machines in the carpentry shop and the routine and methods of operators, enabled the identification of bottlenecks in production, and subsequently, their solution, bringing improvements to the carpentry production process. The present work aims to give visibility to the case, which provided an increase in productivity and a reduction in the company's waste, based on a problem that for many is considered simple and minimal, thus being able to encourage other companies in the other segment to seek solutions and interventions that, despite leaving the company's routine operations, can further develop the company.