Reumo
Este artigo analisa a operação de uma empresa de gestão de locação por temporada com base nos conceitos apresentados na teoria de Lean Thinking e avalia os desperdícios contidos em uma fase chave para a operação com base nos 7 Desperdícios de Taiichi Ohno. A empresa selecionada para o estudo foi a Oba Apartments, criada em 2017 e atuante até os momentos atuais na cidade de São Paulo com foco em microapartamentos. Esta, enfrentou desafios diversos desde a sua criação e, atualmente, busca expandir seus negócios e iniciar o processo de escalabilidade. Para isto, está em constante validação da sua operação em busca de aumento de eficiência, o que a levou a encontrar desafios no que tange a operação da equipe de limpeza após o encerramento do ciclo de locação (nomeada como “etapa de fechamento” neste artigo). Após avaliação das atividades da equipe, foram encontrados desperdícios relacionados à espera, transporte, movimento humano e correções. Como recomendações, o estudo propõe soluções como treinamentos regulares para a equipe de limpeza, criação de protocolos padronizados, políticas de gerenciamento de ocorrências, uso de ferramentas digitais e programas de incentivo para colaboradores.
Abstract
This article analyzes the operation of a short-term rental management company based on the concepts presented in Lean Thinking theory and assesses the waste contained in a key phase of the operation based on Taiichi Ohno's 7 Wastes. The company selected for the study is Oba Apartments, founded in 2017 and currently active in the city of São Paulo, focusing on micro-apartments. Since its inception, the company has faced various challenges and is currently seeking to expand its business and initiate the scalability process. To achieve this, it is constantly validating its operation to increase efficiency, which has led to challenges in the cleaning team's operation after the end of the rental cycle (referred to as the "closing stage" in this article). After evaluating the team's activities, waste related to waiting, transportation, human movement, and corrections was identified. As recommendations, the study suggests solutions such as regular training for the cleaning team, the creation of standardized protocols, incident management policies, the use of digital tools, and employee incentive programs.