Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
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Tema

Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - JOELMA DAMARES LISBOA TEIXEIRA
UECE - Universidade Estadual do Ceará -
2 - CIBELY MARIA FERREIRA DE ABREU
-
3 - Vanessa Silva Pereira Teles
UECE - Universidade Estadual do Ceará -
4 - LORENA MARIA GOMES BASTOS
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Campus do Itaperi

Reumo

O estudo da comunicação interna organizacional revela-se indispensável, uma vez que as organizações são formadas por pessoas que carecem diariamente de um fluxo comunicacional eficaz para alcançar metas e objetivos da organização. Sendo assim, este estudo busca averiguar como a comunicação interna tem sido estudada no contexto organizacional. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada por meio do método de revisão integrativa de literatura, através deste método foi realizado o levantamento das publicações científicas já realizadas relacionadas ao tema de pesquisa. Como plataforma de banco de dados para a busca das publicações foi definido o Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL). A partir da realização da revisão integrativa foi possível a construção de cinco categorias temáticas que revelam como a comunicação interna tem sido estudada no contexto organizacional: ”comunicação interna como ferramenta do endomarketing”; “comunicação interna e a função motivação”; “comunicação interna e a estratégia como prática social”; “Comunicação interna como elo entre setores funcionais da organização”; "Estudos Emergentes na área da Comunicação interna”. A partir dessas categorias temáticas é possível compreender as diferentes formas de como a comunicação interna tem sido estudada nos contextos organizacionais.

Abstract

The study of organizational internal communication proves to be indispensable, since organizations are made up of people who lack an effective communication flow on a daily basis to achieve the organization's goals and objectives. Therefore, this study seeks to find out how internal communication has been studied in the organizational context. This research, of a qualitative nature, was carried out through the method of integrative literature review, through this method a survey of scientific publications already carried out related to the research topic was carried out. As a database platform for searching publications, the Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) was defined. After carrying out the integrative review, it was possible to build five thematic categories that reveal how internal communication has been studied in the organizational context: “internal communication as an endomarketing tool”; “internal communication and the motivation function”; “internal communication and strategy as a social practice”; “Internal communication as a link between functional sectors of the organization”; “Emerging studies in the area of internal communication”. From these thematic categories it is possible to understand the different ways in which internal communication has been studied in organizational contexts.