Resumo

Título do Artigo

RELATO TÉCNICO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM PEQUENA EMPRESA: definições acadêmicas, estratégias gerenciais e decisões empreendedoras
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Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Adylson Rhander dos Reis Ramalho de Queiroz
UFRRJ -
2 - Amanda Leticia Machado Fernandes
UFRRJ -
3 - Patricia Viveiros de Castro Krakauer
Centro Universitário Campo Limpo Paulista - -
4 - Marcello Vinicius Doria Calvosa
UFRRJ - DCAd-ICSA / Grupo de Pesquisas GeCaPEP

Reumo

Este relato técnico apresenta, de forma sistemática, a experiência dos pesquisadores da UFRRJ em um projeto de extensão, que progrediu para um ensaio NEPE envolvendo a instituição e sua comunidade acadêmica Foi estudado o caso de um restaurante, o qual se classifica como pequena empresa, na cidade de Seropédica / RJ O objetivo primário da ação de extensão foi integrar (i e, pela ótica da gestão do conhecimento – troca de conhecimentos tácitos) conhecimentos práticos e experiências, para que os alunos ou membros da comunidade constatassem como são aplicados nas empresas do segundo setor, os conhecimentos teóricos enfocados ao longo da graduação em Administração ou em cursos de capacitação em Administração e Negócios Em seguida, como objetivo sequencial, um estudo de caso sobre as decisões e as estratégias de gestão utilizadas no estabelecimento foi empreendido Dessa maneira, foram externalizados conhecimentos (i e, pela ótica da gestão do conhecimento – conversão do conhecimento tácito em explícito) através de publicações científicas, materiais instrucionais e estudo método-caso, as contribuições dessa experiência Bem como, socializado em forma de palestras, a observância dos conhecimentos teóricos envolvidos nos recortes acadêmicos sobre decisões gerenciais, estratégias de marketing e plano de negócios para: alunos de graduação, comunidade acadêmica

Abstract

This technical report presents, in a systematic way, the experience of UFRRJ researchers in an extension project, which progressed to a NEPE trial involving the institution and its academic community. The case of a restaurant was studied, which is classified as small company, in the city of Seropédica / RJ. The primary objective of the action was integrate (i.e., from the perspective of knowledge management – ​​exchange of tacit knowledge) practical knowledge and experiences, so that students or community members to see how they are applied in companies in the second sector, the theoretical knowledge focused throughout the graduation in Administration or in training courses in Administration and Business. As a sequential objective, a case study on the decisions and management strategies used in the establishment was undertaken. Of that In this way, knowledge was externalized (i.e., from the perspective of knowledge management – conversion of tacit knowledge into explicit) through scientific publications, materials instructional and method-case study, the contributions of this experience. as well as socialized in the form of lectures, the theoretical knowledge involved in the academic clippings on managerial decisions, marketing strategies and business plans for: undergraduate students, the academic community and in scientific events.