Resumo

Título do Artigo

MOTIVAÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO SÊNIOR
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Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Siliane Ferrari Voltolini
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
2 - Tatiana Bumachar Carvalho
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM -

Reumo

A literatura sobre motivação para empreendedorismo feminino e para empreendedorismo sênior são realizados de forma isolada. O objetivo desse artigo é unir essas duas literaturas e compreender o que motiva empreendedoras sêniores a iniciarem seus negócios. Para isso, a proposta é realizar uma abordagem quantitativa, com aplicação de survey e utilização de estatística descritiva para análise de dados. Segundo relatório do Global Entrepreneurship Monitor no ano de 2021 existiam 557 milhões de empreendedoras globalmente. Este artigo visa contribuir de forma teórica, gerencial e para políticas públicas nos campos da motivação empreendedora, empreendedorismo feminino e empreendedorismo sênior. Com a descrição das motivações, empreendedoras podem utilizar essas informações para melhorar seus empreendimentos. E por fim, entidades públicas podem criar ações que fomentam o empreendedorismo sênior feminino por meio do conhecimento das principais motivações, assim gerar um desenvolvimento econômico local e regional..

Abstract

The literature on motivation for women entrepreneurship and senior entrepreneurship are carried out in isolation. The purpose of this article is to unite the literatures and understand what motivates senior female entrepreneurs to start their businesses. For the proposal we will carry out a descriptive quantitative research with senior female entrepreneurs. According to the 2021 Global Entrepreneurship Monitor, there were 557 million female entrepreneurs worldwide. Since there is a scarcity of opportunities in the corporate world to 45+year old professionals, especially women, this study aims to understand the motivations of senior female entrepreneurs, be it opportunity or necessity based. This article aspires to contribute theoretically to the literature on the subject matter, to management and to public policies in the fields of entrepreneurial motivation, female entrepreneurship, and senior entrepreneurship. With the description of motivations, entrepreneurs can use this information to improve their business. Finally, public entities can create actions that encourage senior female entrepreneurship through awareness of main motivations, generating economic development.