Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO SOBRE AS COMPETÊNCIAS DAS EMPREENDEDORAS BRASILEIRAS
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Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Alice de Salvo Sosnowski
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - fea
2 - Arnaldo José França Mazzei Nogueira
-

Reumo

A proporção de mulheres empreendedoras vem crescendo mundialmente. O Brasil é o sétimo país com o maior número delas – são 30 milhões -, o que corresponde a 57% do total de empreendedores no país, segundo dados do GEM 2021, o que comprova a crescente capacidade e competência das mulheres para construir empresas que prosperam. Na literatura acadêmica, existem diversas referências sobre a relação entre competências e desempenho na condução de negócios. O presente estudo pretende responder à pergunta: Quais são principais competências colaboram para as mulheres gerirem seus negócios? Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa a partir de entrevistas com mulheres proprietárias de empresas estabelecidas há pelo menos 42 meses. As entrevistas com roteiro semiestruturado investigaram os comportamentos das empreendedoras que foram classificados em quatro clusters: Competências Pessoais, de Relacionamento, de Gestão e Oportunidade. Cabe destacar que grande parte das entrevistadas não conheciam o termo competências empreendedoras, mas já tinham noção de sua importância para a condução dos negócios. Foi possível constatar que elas são fundamentais para a sobrevivência das empresas e funcionam como alicerces para o desenvolvimento das empreendedoras, principalmente para mulheres que vivenciam desafios inerentes ao gênero no exercício do empreendedorismo.

Abstract

The proportion of women entrepreneurs has been growing worldwide. Brazil is the seventh country with the highest number of them - 30 million - which corresponds to 57% of the total number of entrepreneurs, according to data from GEM 2021, which proves the increasing capacity and competence of women to build companies that prosper. In the literature, there are several references about the relationship between competencies and performance in conducting business. The present study aims to answer the question: What are the main competencies that help women to run their businesses? This is an exploratory and descriptive research of qualitative approach based on interviews with women business owners who have been established for at least 42 months. The interviews investigated the behaviors of the women entrepreneurs, which were classified into four clusters: Personal, Relationship, Management and Opportunity Competencies. It is worth mentioning that most of the interviewees did not know the term entrepreneurial competences, but they were already aware of their importance for conducting business. It was possible to see that they are fundamental to the survival of the companies and act as a foundation for women who experience inherent gender challenges in the exercise of entrepreneurship.