Resumo

Título do Artigo

A relação entre Capital Social e Internacionalização de empresas
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Inovação em Marketing

Autores

Nome
1 - Jussara da Silva Teixeira Cucato
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
2 - Vivian Iara Strehlau
-
3 - Flavio Santino Bizarrias
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Estudos sobre a internacionalização de empresas vem crescendo ao longo dos últimos anos, como forma de se investigar os potenciais benefícios para as organizações que buscam novos mercados, bem como a dinâmica desta movimentação, como forma de expansão de negócios Dentre os fatores que estimulam a internacionalização de empresas, a busca por formação de grupos, missões de negócio, permitem estratégias de expansão e exposição da marca e dos produtos das empresas em mercados diversos O Capital Social representa o conjunto de subprodutos e benefícios da organização em rede A teoria e o conceito de capital social emergem como um tópico de interesse de pesquisadores e praticantes, na medida em que propõe uma abordagem baseada em rede para a estratégia de crescimento das organizações, com a formação de redes de cooperação e confiança mútuas, que gera benefícios aos seus participantes, na busca por mercados não domésticos A internacionalização é um desafio para as empresas brasileiras, cuja tradição remonta a uma atuação mais doméstica Esse artigo tem por objetivo explorar a relação entre o Capital Social e a internacionalização de empresas.

Abstract

Studies on the internationalization of companies have been growing over the past few years, as a way to investigate the potential benefits for organizations that seek new markets, as well as the dynamics of this movement, as a way of expanding business Among the factors that stimulate the internationalization of companies, the search for the formation of groups, business missions, allow strategies for expansion and exposure of the brand and products of companies in diverse markets Social Capital represents the set of byproducts and benefits of the network organization The theory and concept of social capital emerge as a topic of interest for researchers and practitioners, The theory and concept of social capital is emerging as a topic of interest to researchers and practitioners, as it proposes a network-based approach to the growth strategy of organizations, with the formation of networks of cooperation and mutual trust, which generates benefits to its participants, in the search for non-domestic markets Internationalization is a challenge for Brazilian companies, whose tradition dates back to a more domestic performance This article aims to explore the relationship between Social Capital and the internationalization of companies.