Resumo

Título do Artigo

O relacionamento entre alunos e IES: reputação, satisfação e lealdade em tempos de Covid-19
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Cláudio de Oliveira Brandão
Escola Superior de Propaganda e Marketing - São Paulo
2 - luciana f almeida
ESPM - Sao Paulo
3 - Thelma Valéria Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Professor Titular

Reumo

O principal objetivo do estudo é analisar as influências do relacionamento adotado pelas instituições de ensino superior (IES) privadas da Região Centro-Oeste do Brasil na reputação, satisfação e lealdade dos discentes em tempos de Covid-19. A abordagem metodológica foi a quantitativa, survey, por meio de estudo transversal único. O questionário foi aplicado junto aos estudantes de IES privadas da região Centro-Oeste. A análise dos dados foi por meio de estatística descritiva e indutiva, além de um modelo de equações estruturais. Os resultados confirmaram a relação positiva entre satisfação com reputação; satisfação com lealdade e reputação com lealdade. As relações demonstram a relevância da satisfação como influenciador da percepção sobre reputação e a lealdade dos estudantes quanto as suas IES. Dos constructos antecedentes, as atividades sociais e a tecnologia de informação podem ser destacadas com efeitos diretos relevantes sobre a lealdade. Nos aspectos acadêmicos e gerenciais o estudo é relevante por agregar informações dos estudantes junto a instituições de ensino, pertencentes a uma região específica, a Centro-Oeste, que ainda carece de maior aprofundamento e entendimento sobre os impactos desses constructos. Os resultados confirmam a importância da gestão do relacionamento da IES com seus alunos como essenciais para a retenção deles.

Abstract

The main objective of the study is to analyze the influences of the relationship adopted by private higher education institutions (HEIs) in the Midwest Region of Brazil on the reputation, satisfaction and loyalty of students in times of Covid-19. The methodological approach was the quantitative, survey, through a single cross-sectional study. The questionnaire was applied to students from private HEIs in the Midwest region. Data analysis was performed using descriptive and inductive statistics, in addition to a structural equation model. The results confirmed the positive relationship between satisfaction with reputation; satisfaction with loyalty and reputation with loyalty. The relationships demonstrate the relevance of satisfaction as an influencer on the perception of reputation and students' loyalty to their HEI. From the antecedent constructs, social activities and information technology can be highlighted with relevant direct effects on loyalty. In academic and managerial aspects, the study is relevant because it aggregates information from students with educational institutions, belonging to a specific region, the Midwest, which still lacks further depth and understanding of the impacts of these constructs. The results confirm the importance of managing the HEI's relationship with its students as essential for their retention.