Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E DESEMPENHO DE CLUBES DE FUTEBOL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE CEARÁ E FORTALEZA, DE 2018 A 2022
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Tema

Estratégias de Internacionalização e Negócios Internacionais

Autores

Nome
1 - Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia
UNIFOR - Administração
2 - Claudio Azevedo Peixoto Junior
Universidade de Fortaleza - Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG)
3 - Matilde Fernandes Dantas de Andrade
UNIFOR - Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG)

Reumo

A participação de um clube em competições internacionais, além de contratos com estrangeiros, presume a necessidade de consumo de seus produtos pelo mercado nacional e estrangeiro. Sob esse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as estratégias de internacionalização e desempenho dos clubes de futebol cearenses Ceará e Fortaleza, de 2018 a 2022. Para alcançar tal objetivo, este estudo qualiquantitativo considerou dados secundários coletados a partir dos relatórios anuais, perfis do Twitter e Instagram dos referidos clubes, de 2018 a 2022, bem como artigos científicos e jornalísticos relevantes sobre o tema. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise estatística descritiva e análise de conteúdo. Alguns achados merecem ser destacados: (1) os clubes mudaram suas estratégias em prol de obter melhorias no desempenho; (2) incremento das receitas líquidas a partir das competições internacionais; (3) redes sociais não demonstraram aumento significativo nas taxas de novos seguidores; (4) resultado satisfatório nas competições internacionais e insatisfatório no campeonato brasileiro. Conclui-se que ambos se encontram em estágio inicial de internacionalização, no que tange a sua presença em competições internacionais, contudo, tal internacionalização tem reflexo direto e indireto na evolução de desempenho econômico-financeiro, bem como potenciais riscos aos clubes.

Abstract

A club's participation in international competitions, in addition to contracts with foreigners, assumes the need for the consumption of its products by the national and foreign markets. In this context, the present study aimed to investigate the internationalization and performance strategies of Ceará and Fortaleza football clubs, from 2018 to 2022. To achieve this objective, this mixed study considered secondary data collected from annual reports, profiles Twitter and Instagram accounts of the clubs, from 2018 to 2022, as well as relevant scientific and journalistic articles on the subject. For data analysis, were used the techniques of descriptive statistical analysis and content analysis. Some findings deserve to be highlighted: (1) clubs changed their strategies to obtain performance improvements; (2) increase in net revenues from international competitions; (3) social networks showed no significant increase in new follower rates; (4) satisfactory results in international competitions and unsatisfactory in the Brazilian championship. It is concluded that both are in the initial stage of internationalization, regarding their presence in international competitions, however, such internationalization has a direct and indirect impact on the evolution of economic and financial performance, as well as potential risks to clubs.