Resumo

Título do Artigo

Revisão narrativa sobre o Processo de Gestão de Demandas: a viabibilidade do PGD para a otimização da gestão de atividades na Reitoria do IFAM
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Tema

Estratégia e Projetos

Autores

Nome
1 - Jorge Emerson Prestes
UFRRJ - Ifam
2 - Maria Cristina Drumond e Castro
UFRRJ - Campus Três Rios

Reumo

O Programa de Gestão de Demandas foi criado para atender às demandas da Controladoria Geral da União, órgão pertencente ao Poder Executivo, que após o sucesso da implantação do programa piloto, possibilitou a adesão de outros órgãos da esfera Federal, viabilizando aos servidores federais exercerem o trabalhos de forma remota. Neste contexto, este artigo tem como objetivo identificar a relevância gerencial estratégica do modo de trabalho de teletrabalho para a Reitoria do Instituto Federal de Educação do Amazonas, da adoção do Program de Gestão de Demandas em suas modalidades de prestação de serviço ao público. O método utilizado foi a revisão narrativa da literatura, utilizando-se de artigos e conteúdos disponíveis sobre o tema em estudo sobre o Programa de Gestão de Demandas. Os resultados revelam que o programa vem sendo ampliado nos órgãos públicos federais, principalmente para àqueles que, dada as caracteristicas de suas funções, possam realizar suas atividades profissionais remotamente. Em relação ao IFAM, a oportunidade implementação desta modalidade está em estudo, e deverá ser aprofundada por meio da análise de métodos, procedimentos visando a implantação do Programa de Gestão de Demandas em sua modalidade de teletrabalho.

Abstract

The Demand Management Program was created to meet the demands of the Comptroller General of the Union, an agency belonging to the Executive Branch, which, after the successful implementation of the pilot program, enabled the adhesion of other agencies of the Federal sphere, enabling federal servants to exercise their work remotely. In this context, this article aims to identify the strategic managerial relevance of the telework way of working for the Rectory of the Federal Institute of Education of Amazonas, of the adoption of the Demand Management Program in its modalities of service to the public. The method used was the narrative review of the literature, using articles and content available on the topic under study on the Demand Management Program. The results reveal that the program has been expanded in federal public agencies, especially for those who, given the characteristics of their functions, can carry out their professional activities remotely. In relation to IFAM, the opportunity to implement this modality is under study, and should be deepened through the analysis of methods, procedures aimed at the implementation of the Demand Management Program in its telework modality.