Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO E PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS NAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO IFAM/CMC: criando a memória institucional
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Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - Renata de Aguiar Garcia
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Cachoeirinha
2 - Maria Cristina Drumond e Castro
UFRRJ - Campus Três Rios
3 - Américo Ramos da Costa Filho
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Reumo

A pesquisa teve como objetivo identificar práticas de gestão do conhecimento facilitadoras do refinamento dos processos de gestão administrativa das coordenações de cursos de Licenciaturas do DAEF/CMC/IFAM. A questão de pesquisa buscou investigar “como as práticas de gestão do conhecimento podem funcionar como facilitadores do refinamento dos processos de gestão administrativa das coordenações de cursos de licenciaturas do DAEF/CMC/IFAM?”. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, descritiva-exploratória, utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental, levantamento de campo, estudo de caso e pesquisa-ação. Os dados foram coletados na instituição por meio de dois questionários e da realização de um grupo focal. Os resultados apresentados revelaram a utilização de conhecimento informal dos coordenadores de curso, que executavam os processos e atividades das coordenações, de maneiras distintas e não compartilhado. Este fato demonstrou a necessidade do mapeamento e padronização dos processos das coordenações dos cursos analisados visando a celeridade e gestão dos mesmos. As principais contribuições deste trabalho estão relacionadas ao compartilhamento do conhecimento informal adquirido pelos coordenadores para a execução dos processos das coordenações, assim como a padronização dos mapeamentos que torna os processos mais eficientes e desenvolvem a memória institucional.

Abstract

The research aimed to identify knowledge management practices that facilitate the refinement of administrative management processes for the coordination of undergraduate courses at DAEF/CMC/IFAM. The research question sought to investigate “how can knowledge management practices facilitate the refinement of administrative management processes for the coordination of undergraduate courses at DAEF/CMC/IFAM?”. The research, with a qualitative approach and applied, descriptive-exploratory nature, used bibliographic and documentary research, field survey, case study and action research as procedures. Data were collected at the institution through two questionnaires and a focus group. The results presented revealed the use of informal knowledge of the course coordinators, who performed the processes and activities of the coordinations, in different and not shared ways. This fact demonstrated the need for mapping and standardizing the coordination processes of the analyzed courses, aiming at their speed and management. The main contributions of this work are related to the sharing of informal knowledge acquired by the coordinators for the execution of the coordination processes, as well as the standardization of the mappings that make the processes more efficient and develop the institutional memory.