Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO MÉTODO DELPHI NO MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: ESTUDO DE CASO EM HOSPITAL PÚBLICO
Abrir Arquivo

Tema

Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Gustavo Aguiar
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC -
2 - CRISIANE TEIXEIRA DA SILVA
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
3 - Valmir Emil Hoffmann
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - PPGC, PPGCG

Reumo

O objetivo do estudo foi mapear as competências consideradas necessárias em hospitais públicos federais, por meio do método Delphi. Para isso, a pesquisa fundamentou-se na literatura de gestão de competências no setor público. O estudo classifica-se como qualitativo, utilizando o método Delphi. A coleta de dados ocorreu em 2021 e os questionários foram aplicados a 22 especialistas, distribuídos entre Hospitais Públicos e Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde. Foram realizadas duas rodadas de levantamento, sendo identificadas 16 competências: comunicação eficaz, comprometimento, criatividade, flexibilidade, gestão de riscos, inteligência emocional, liderar equipe, negociação, organização, orientação para resultados, persistência, proatividade, relacionamento interpessoal, resiliência, visão estratégica e visão sistêmica são consideradas essenciais para avaliação de desempenho na área meio dessas organizações. O estudo contribui com a literatura e prática sobre gestão de competências em órgãos públicos. Ressalta-se que essa pesquisa foi originada de um projeto de extensão, conciliando dados empíricos e teoria.

Abstract

The objective study of the study was mapped as a means of functional studies in public hospitals. For this, the research was based on the competence management literature in the public sector. The study is classified as qualitative, using the Delphi method. Data collection took place in 2011 and the 2 in all Supertendencies were applied to 22 specialists, hospitals distributed from the Ministry of Health. Survey rounds were carried out, with two effective solutions, commitment, creativity, flexibility, projects, emotional intelligence, team leadership, negotiation, organization, orientation to communication results, initiative, proactivity, interpersonal relationships, resilience, strategic vision and systemic vision are important for evaluating performance in the area of ​​organizations. The study contributes to the literature and practice on competence management in public agencies. It is noteworthy that this research was originated from an extension project, reconciling empirical data and theory.