Resumo

Título do Artigo

PROJETO PILOTO DE EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO NA CIDADE DE BARUERI
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Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Fernando Vidal dos Santos
USP - Universidade de São Paulo - FEA
2 - Lisete Barlach
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3 - Rui Sérgio Torres
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4 - Martinho Isnard Ribeiro de Almeida
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5 - Estêvão da Silva Marinho
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
6 - Alexandre Costa Berbel
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Reumo

Segundo o relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2018 (Pisa), o Brasil tem baixa proficiência em leitura, matemática e ciências, se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação A edição revelou que 68,1% dos estudantes brasileiros, com 15 anos de idade, não possuem nível básico de matemática, o mínimo para o exercício pleno da cidadania Em ciências, o número chega a 55% e, em leitura, 50% Os números estão estagnados desde 2009 A educação empreendedora através de metodologias ativas é um caminho como agente propulsor para a formação de pessoas criativas, dinâmicas e questionadoras, através de uma linguagem adequada e do compromisso com a comunidade local Diferentemente da abordagem do professor tradicional, o mentor exerce papel de facilitador da construção do conhecimento com os jovens que, muitas das vezes, não têm oportunidade de estar em um ambiente escolar favorável à aprendizagem experiencial, que possam aplicar nos contextos sociais e econômicos que eles vivenciam. Este caso compartilha um projeto piloto de educação empreendedora, como foram construídos os conceitos com o objetivo de levar os indivíduos a refletirem sobre o desenvolvimento das soft skills e, também, para a formação de novos conceitos inovadores.

Abstract

According to the report of the International Student Assessment Program 2018 (Pisa), Brazil has low proficiency in reading, mathematics and science, compared to other 78 countries that participated in the assessment. 15 years old, they do not have a basic level of mathematics, the minimum for the full exercise of citizenship In science, the number reaches 55% and, in reading, 50% The numbers have been stagnant since 2009 Entrepreneurial education through active methodologies is a path as a propelling agent for the formation of creative, dynamic and questioning people, through an appropriate language and commitment to the local community Unlike the traditional teacher's approach, the mentor plays the role of facilitator in the construction of knowledge with young people who, often do not have the opportunity to be in a school environment conducive to experiential learning, which they can apply in social and economic contexts. mics they experience. This case shares a pilot project of entrepreneurial education, how the concepts were built with the objective of leading individuals to reflect on the development of soft skills and also for the formation of new innovative concepts.