Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NO COTIDIANO: O CASO DOS GERENTES INTERMEDIÁRIOS NA ESTRATÉGIA DE UMA EMPRESA PÚBLICA TRICENTENÁRIA -EPT
Abrir Arquivo

Tema

Liderança, Lideres e Times

Autores

Nome
1 - VALÉRIA XAVIER BASTOS DE SOUZA
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
2 - Beatriz Quiroz Villardi
-

Reumo

Considerando a Crise financeira enfrentada desde 2016 por uma Empresa Pública Tricentenária (EPT), impactada pela perda de 70% de sua receita, que repercutiu em balanço negativo nos exercícios subsequentes e na sua inclusão em 2019, no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – PPI, deflagrou um clima organizacional negativo e repleto de incertezas sobre a empregabilidade e futuro da EPT. Grande pressão foi exercida sobre a capacidade de gestão da liderança intermediária ou middle managers da EPT, foco desta pesquisa qualitativa na qual indagou-se: Como a aprendizagem gerencial alcançada na prática laboral contribuiu ao desenvolvimento de competências dos gerentes intermediários da EPT? Os resultados obtidos evidenciaram uma aprendizagem gerencial alcançada na prática laboral dos gerentes intermediários mediante a aprendizagem vivida no cotidiano, desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais. Os resultados alcançados subsidiaram a elaboração de um programa de capacitação gerencial específico. Assim, esta pesquisa produziu conhecimento científico empiricamente fundamentado e agrega ao acervo do conhecimento em gestão dos processos de aprendizagem de competências gerenciais no contexto da empresa pública tricentenária do Brasil.

Abstract

Considering the financial crisis faced since 2016 by a Tercentenary Public Company (TPC), impacted by the loss of 70% of its revenue, which reflected in a negative balance in subsequent years and its inclusion in 2019, in the Investment Partnerships Program of the Presidency of the República – PPI, triggered a negative organizational climate and full of uncertainties about the employability and future of TPC. Great pressure was exerted on the management capacity of the middle leadership or middle managers of the TPC, focus of this qualitative research in which it was asked: How the managerial learning achieved in the work practice contributed to the development of competences of the middle managers of the TPC? The results obtained evidenced a managerial learning achieved in the work practice of middle managers through learning lived in everyday life, developing their technical and behavioral skills. The results achieved supported the development of a specific management training program. Thus, this research produced empirically grounded scientific knowledge and added to the collection of knowledge in management of the learning processes of managerial competences in the context of the tricentennial public company in Brazil.