Resumo

Título do Artigo

Educação corporativa por meio de convênios entre universidade e empresas parceiras
Abrir Arquivo

Tema

Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Ana Paula Lima Rodrigues
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - seropedica
2 - Débora Vargas Ferreira Costa
UFRRJ - PPGE
3 - Victor Cláudio Paradela Ferreira
Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais

Reumo

As organizações vêm passando por significativas transformações para se manterem competitivas e preocupam-se em sustentar uma economia estável e minimizar os impactos nos negócios. Logo, tornam-se necessárias ações que garantam resultados satisfatórios e promovam aprendizagem e qualificação profissional. O objetivo deste artigo foi analisar como os sete princípios de sucesso da educação corporativa norteados por Eboli (2004) estão sendo trabalhados no processo de parceria entre o Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE) da UCCAA e empresas parceiras. Foram pesquisadas três empresas que realizaram parceria com o UCCAA objetivando oferecer aos funcionários o curso em foco. A abordagem foi qualitativa, de natureza aplicada, com dados coletados através de revisão bibliográfica e pesquisa de campo com roteiro de entrevista semiestruturada que levantou informações sobre o processo de parceria das empresas com a UCCAA e a percepção dos contemplados com o curso de mestrado. Os resultados apontam que as empresas parceiras ainda não desenvolveram os sete princípios de sucesso na área de educação corporativa e que estão vivenciando um momento de reestruturação da área de T&D por meio da educação corporativa.

Abstract

Organizations have been undergoing significant transformations to remain competitive and are concerned with sustaining a stable economy and minimizing business impacts. Therefore, actions that guarantee satisfactory results and promote learning and professional qualification become necessary. The objective of this article was to analyze how the seven success principles of corporate education guided by Eboli (2004) are being worked on in the partnership process between the Professional Master in Management and Strategy (MPGE) of UCCAA and partner companies. The research had a descriptive methodology with three companies that partnered with the UCCAA in order to promote the Professional Master's in Management and Strategy course to employees. The approach was qualitative, applied in nature, with data collected through bibliographic review and field research with a semi-structured interview script that collected information about the partnership process of companies with UCCAA and the perception of those contemplated with the master's course. The results indicate that the partner companies have not yet developed the seven principles of success in the area of corporate education and that they are experiencing a moment of restructuring in the area of T&D through corporate education.