Resumo

Título do Artigo

VIGOR, DEDICAÇÃO E ABSORÇÃO: TESTANDO E ANALISANDO AS DIMENSÕES DO ENGAJAMENTO NO TRABALHO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
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Tema

Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Lucas Charão Brito
Universidade Federal de Santa Maria - Universidae Federal de Santa Maria
2 - Ana Cristina Limongi França
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - FEA EAD
3 - Adriane Fabricio
-
4 - Luis Felipe Dias Lopes
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Implicações associadas a insatisfação e estresse laboral são onerosas, o que, sustenta o crescente interesse no investimento em programas que melhorem o bem-estar, a qualidade de vida e engajamento no trabalho (SADEGHI; YOUSEFI; KHEDMATI, 2018). Neste sentido, este estudo teve como objetivo: testar as propriedades de confiabilidade e validade do instrumento de avaliação de engajamento no trabalho (UWES) e analisar as suas dimensões em Técnicos Administrativos em Educação (TAE’S) de uma Universidade Pública Federal. Trata-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa, de levantamento com o uso da Utrecht Work Engagement Scale (UWES), em uma amostra de 528 respondentes, em sua maioria do sexo feminino (59,85%), da faixa etária de 26 a 35 anos (34,67%), destacando-se também a alta escolaridade. Os dados foram tratados a partir de medidas descritivas, e Análise Fatorial Confirmatória (AFC) com o uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados apontam que, a o instrumento UWES possui confiabilidade. E ainda, foi possível averiguar que, os respondentes percebem-se engajados, com a maior média na dimensão Dedicação.

Abstract

Implications associated with job dissatisfaction and stress are costly, which supports the growing interest in investing in programs that improve well-being, quality of life and engagement at work (SADEGHI; YOUSEFI; KHEDMATI, 2018). In this sense, this study aimed to: test the reliability and validity properties of the work engagement assessment instrument (UWES) and analyze its dimensions in Administrative Technicians in Education (TAE'S) of a Federal Public University. This is an applied, quantitative survey, using the Utrecht Work Engagement Scale (UWES), in a sample of 528 respondents, mostly female (59.85%), aged 26 to 35 years old (34.67%), also highlighting high schooling. Data were treated using descriptive measures, and Confirmatory Factor Analysis (CFA) using Structural Equation Modeling (SEM). The results indicate that the UWES instrument has reliability. Furthermore, it was possible to verify that the respondents perceive themselves to be engaged, with the highest average in the Dedication dimension.