Resumo

Título do Artigo

A INFIDELIDADE DE COOPERADOS PARA COM SUA ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA: o case de uma cooperativa agropecuária do interior de Minas Gerais
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Tema

Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Darlan Leite da Silva Marques
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Everton Alves Pereira
Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Economia Rural

Reumo

A infidelidade de associados (cooperados) pode ser caracterizada como tema relevante perante a gestão de negócios das cooperativas, nas quais, dependendo do seu planejamento, poderá colocar em xeque toda a sua estratégia de atuação. Foi justamente essa lacuna que objetivou o estudo pela compreensão desse fenômeno. Para responder à questão, foi realizada uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, empregando-se o estudo de caso, utilizando-se da interação sujeito-objetivo. O universo da pesquisa consistiu-se em uma cooperativa agropecuária do interior de Minas Gerais, sendo os seus sujeitos (amostragem) os próprios associados. Os dados foram coletados, inicialmente por meio de questionários e depois findados por meio de entrevistas semiestruturadas. Como principal resultado, entre outros, revelou-se que (i) a infidelidade decorre de práticas oportunistas em função da melhor oferta de preço à produção do cooperado, bem como a (ii) comunicação assertiva capaz de gerar maior aproximação do cooperado quanto as estratégias e gestão da cooperativa, constituem em importantes ações para melhoria das relações de reciprocidade, lealdade e participação econômica.

Abstract

The infidelity of associates (cooperatives) can be characterized as a relevant issue in the face of the business management of cooperatives, in which, depending on their planning, it may jeopardize their entire operating strategy. It was precisely this gap that aimed to study the understanding of this phenomenon. To answer the question, a qualitative research with a descriptive character was carried out, using the case study, using the subject-objective interaction. The research universe consisted of an agricultural cooperative in the interior of Minas Gerais, and its subjects (sampling) were the members themselves. Data were collected, initially through questionnaires and then completed through semi-structured interviews. As a main result, among others, it was revealed that (i) infidelity stems from opportunistic practices due to the best price offer for the cooperative member's production, as well as (ii) assertive communication capable of generating a closer relationship between the cooperative member and the strategies and management of the cooperative, constitute important actions to improve relations of reciprocity, loyalty and economic participation.