Resumo

Título do Artigo

EXPANSÃO DE NEGÓCIO EDITORIAL POR MEIO DA PUBLICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE LIVROS DIGITAIS
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Tema

Estratégia e Projetos

Autores

Nome
1 - EDUARDO ASSIS GONÇALVES
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
2 - Adilson Aderito da Silva
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
3 - Adilson Caldeira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

Diante da crise que o mercado editorial atravessa no Brasil há anos e das mudanças e tendências de comportamento do consumidor decorrentes da transformação digital, o aproveitamento de oportunidades que promovam o desenvolvimento e a sustentação do negócio editorial são indispensáveis. Neste texto relata-se a intervenção realizada em uma editora que atua na publicação de literatura cristã, no segmento de teologia reformada. O relato fundamenta-se na metodologia para trabalhos práticos e aplicados propostos por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), voltada à proposição de soluções de problemas e identificação de oportunidades, compreendendo as etapas de entendimento do problema/oportunidade, diagnóstico, proposta de solução, plano de ações, intervenção e avaliação. A partir do diagnóstico foi possível propor uma adaptação no atual modelo de negócio da empresa para otimizar a exploração do seu core business, incorporando inovações de produto, processos e marketing no modelo de negócio. Espera-se que, apesar da crise no mercado, os resultados culminem na ampliação da vantagem competitiva da Editora, na manutenção da sustentabilidade do negócio, bem como na criação de valor aos seus clientes, disponibilizando acesso aos títulos do seu catálogo no formato digital.

Abstract

Faced with the crisis that the publishing market has been going through in Brazil for years and the changes and trends in consumer behavior resulting from digital transformation, taking advantage of opportunities that promote the development and support of the publishing business are essential. This text reports the intervention carried out in a publishing house that works in the publication of Christian literature, in the segment of Reformed theology. The report is based on the methodology for practical and applied work proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), aimed at proposing problem solutions and identifying opportunities, comprising the stages of understanding the problem/opportunity, diagnosis, proposal solution, action plan, intervention and evaluation. Based on the diagnosis, it was possible to propose an adaptation to the company's current business model to optimize the exploitation of its core business, incorporating product, process and marketing innovations into the business model. It is expected that, despite the market crisis, the results will culminate in the expansion of Editora's competitive advantage, in maintaining the sustainability of the business, as well as in creating value for its customers, providing access to the titles of its catalog in digital format.