Resumo

Título do Artigo

Potencialização da captação de recursos financeiros e fidelização de doadores recorrentes da Instituição Beneficente Nosso Lar
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Projetos

Autores

Nome
1 - Marcello Navega Soares
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Alexandre Nabil Ghobril
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas

Reumo

Nos últimos anos, amplificado pela crise mundial em decorrência da pandemia da COVID19, o terceiro setor foi impactado diretamente com a evasão dos doadores recorrentes e queda significativa das receitas oriundas de doação. O objetivo deste trabalho é o de propor uma nova estratégia para potencializar a captação de recursos financeiros e fidelização de doadores recorrentes em OSCs (Organizações da Sociedade Civil), a partir da compreensão das práticas e dos gaps nos processos atuais da Instituição Beneficente Nosso Lar IBNL). Para isso, o presente trabalho apresenta um relato técnico que parte de um diagnóstico com pesquisas de campo junto a doadores e dirigentes da IBNL, visando o entendimento de sua atuação e confrontação com as melhores práticas de mercado extraídas de pesquisas anteriores realizadas com as mais respeitadas OSCS brasileiras. A partir disso, foram analisada alternativas culminando com a elaboração de proposta de intervenção na INBL, particularmente por meio nova estratégia de Inbound Marketing para potencializar a captação e fidelização de doadores, reposicionamento da entidade junto ao mercado, produção de marketing de conteúdo, e recomendação de utilização de indicadores financeiros para medição da eficiência das ações.

Abstract

In recent years, amplified by the global crisis resulting from the COVID19 pandemic, the third sector has been directly impacted by the evasion of recurring donors and a significant drop in revenue from donations. The objective of this work is to propose a new strategy to enhance the capture of financial resources and loyalty of recurring donors in CSOs (Civil Society Organizations), from the understanding of practices and gaps in the current processes of the Beneficent Institution Nosso Lar IBNL ). For this, the present work presents a technical report that starts from a diagnosis with field research with donors and directors of IBNL, aiming at understanding its performance and confrontation with the best market practices extracted from previous research carried out with the most respected Brazilian OSCS. Based on this, alternatives were analyzed culminating in the elaboration of a proposal for intervention in the INBL, particularly through a new Inbound Marketing strategy to enhance the capture and loyalty of donors, repositioning of the entity in the market, production of content marketing, and recommendation use of financial indicators to measure the efficiency of actions.