Resumo

Título do Artigo

DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORTALEZA/CE COMO FUTUROS GESTORES
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Tema

Diversidade e Inclusão Social

Autores

Nome
1 - WALESKA DOS SANTOS BARRO
-
2 - LISE ALCÂNTARA CASTELO
Centro Universitário Unichristus - Campus Dom Luís

Reumo

As organizações trabalham com um público heterogêneo, com diferenciais em etnias, raças, gênero, gerações jovens e idosas, pessoas portadoras de deficiência ou orientação sexual, de um tipo ou outro, muito se tem visto e debatido. Pensando na contribuição para a academia a pesquisa procurou analisar a percepção dos alunos do curso de administração frente a diversidade nas organizações, lançando como objetivos específicos: apresentar as consequências geradas para a sociedade e para o indivíduo frente a diversidade na percepção dos futuros administradores; descrever os principais tipos de diversidade existentes nas organizações; e verificar o entendimento dos estudantes sobre os obstáculos causados devido à diversidade nas organizações. A metodologia foi de natureza quantitativa, com tipologia descritiva, bibliográfica e estatística-descritiva. Como ambiente de pesquisa uma Instituição de Ensino Superior (IES), representada por uma amostra de setenta e dois alunos dos turnos da manhã e noite, permitiram, através do questionário, comentar a existência de danos causados aos colaborados devido o preconceito e constatar os declínios para a organização devido a não aceitação da diversidade.

Abstract

Organizations work with a heterogeneous public, with differences in ethnicity, race, gender, young and old generations, people with disabilities or sexual orientation, of one type or another, much has been seen and debated. Thinking of the contribution to academics the research tried to analyze the perception of students in the administration course in light of the organizations diversity, launching as specific objectives: present the consequences generated for society and for the individual in the face of diversity in the perception of future managers; describe the main types of diversity that exist in organizations; and to verify the student’s understanding of the obstacles caused due to the diversity in the organizations. The methodology was of a quantitative nature, with descriptive, bibliographic and statistical-descriptive typology. As a research environment, a Higher Education Institution (HEI), represented by a sample of seventy-two students from the morning and night shifts, allowed, through the questionnaire, to comment on the existence of damages caused to employees due to prejudice and to verify the declines for the organization due to non-acceptance of diversity.