Resumo

Título do Artigo

DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO NA NITRO QUÍMICA
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Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - Anderson Yutaka Oba
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - FEA
2 - luciane meneguin ortega
USP - Universidade de São Paulo - EACH e FEA
3 - Durval Garcia Jr.
Unicamp - DPCT - Departamento de Politica Cientifica e Tecnologica

Reumo

Empresas tradicionais estabelecem ambiciosos programas de inovação, com metas ousadas, objetivos inspiradores e investimentos de recursos para cumpri-los. Porém, muitas vezes, se deparam com resultados aquém de suas expectativas, levando acionistas à correções de percursos traumáticos. Nesse contexto, o artigo apresenta artefatos presentes para o diagnóstico do ambiente mais apropriado ao desenvolvimento da inovação em empresas tradicionais. Para tanto, realiza-se o estudo na empresa Nitro Química Brasileira ou NITRO, em 2020, a fim de identificar o ambiente interno e caminhos para esta tradicional empresa do setor de especialidades químicas sediada no Brasil. O estudo tem abordagem exploratória e qualitativa, buscando analisar o fenômeno através de entrevistas, documentos e observação. Conclui-se que o modelo de gestão da inovação da empresa é incremental, voltado ao crescimento do lucro via novos produtos e pouco voltado à outras formas de inovação, necessitando portanto, de um trabalho de alinhamento com relação à cultura de inovação.

Abstract

Traditional companies set ambitious innovation programs, with bold goals, inspiring goals and investments of resources to achieve them. However, they often face results below their expectations, leading shareholders to correct traumatic paths. In this context, the article presents artifacts present for the diagnosis of the most appropriate environment for the development of innovation in traditional companies. To this end, the study is carried out at the company Nitro Química Brasileira or NITRO, in 2020, in order to identify the internal environment and paths for this traditional company in the specialty chemicals sector headquartered in Brazil. The study has an exploratory and qualitative approach, seeking to analyze the phenomenon through interviews, documents and observation. It is concluded that the company's innovation management model is incremental, focused on profit growth via new products and little focused on other forms of innovation, thus requiring an alignment work in relation to the culture of innovation.