Resumo

Título do Artigo

NOVOS GESTORES DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES E SEUS DESAFIOS
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Tema

Inovação e Cooperação em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Lais Cristine Pereira
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP -
2 - Lisete Barlach
-

Reumo

Essa pesquisa teve como objetivo principal investigar os desafios dos novos gestores e como superá-los. Para isso foi construído um embasamento teórico, seguido de uma pesquisa qualitativa exploratória realizada em duas fases, a primeira antes da pandemia de COVID-19 e a segunda fase, durante a pandemia. Os resultados mostraram que os desafios estão relacionados à transição de função de analista para líder, a mudança de escopo de atuação, como por exemplo, definir e delegar atividades dos subordinados. Também é possível concluir que apesar de ser uma função estratégica para as empresas, poucas organizações capacitam seus funcionários para assumirem um cargo de liderança, e o aprendizado e a evolução vêm praticamente das experiências do dia a dia. Porém, o cotidiano foi completamente alterado devido à pandemia, tendo impactos positivos e negativos na gestão de pessoas. Esse trabalho pode ser útil para analistas que desejam se preparar para a liderança, para gestores que estão buscando superar as dificuldades comuns na atuação como gestor de pessoas ou para as empresas entenderem as principais dificuldades e capacitar seus funcionários para assumirem cargos de gestão.

Abstract

The study investigated the challenges of recently promoted managers and ways to overcome them. The research design included building a theoretical framework, followed by an exploratory qualitative survey, with two phases, being the first one before COVID-19 pandemics, and the second one, during it. Results showed that challenges related to the transition from analyst to manager imply changing activity scope, like defining tasks and delegating for subordinates. It is possible to conclude that, besides being strategic for companies, few organizations prepare their employees for leadership positions. Thus, learning and development of leadership rely on daily experiences and routines. As routines were strongly affected by the pandemics, they influenced people´s management, both positively and negatively. The paper can contribute for analysts who wish to prepare for leadership, for managers who are searching to overcome the basic challenges of a people manager, as well as for companies, which may better understand difficulties of their employees when in transition to management jobs.