Resumo

Título do Artigo

A APLICAÇÃO DE UM ERP GRATUITO EM UMA PEQUENA EMPRESA DE BOLSAS E ACESSÓRIOS
Abrir Arquivo

Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Beatriz Sindice Grilo
Faculdade de Tecnologia Fatec - Itaquaquecetuba
2 - Marco Aurélio Sanches Fittipaldi
Centro Paula Souza - Itaquaquecetuba

Reumo

O controle correto das informações de uma empresa é essencial para seu crescimento e permanência no mercado, evitando perda de recursos financeiros e também a insatisfação dos clientes. A loja B&A Store iniciou no ramo de moda feminina em 2016 com bolsas de diversos modelos, cores, tamanhos e estilos, e trabalha com produtos secundários dessa mesma linha como carteiras, necessaires e mochilas. Não possuía controle de suas informações prejudicando seu posicionamento perante a concorrência. O objetivo deste trabalho foi melhorar a gestão da empresa por meio da implantação do sistema ERP gratuito MarketUp. Quanto ao método adotado utilizou-se de pesquisa descritiva quanto aos objetivos e pesquisa-ação quanto aos procedimentos. Durante o período de aplicação foram solucionados problemas nas fases dos processos da loja. Como resultados obteve-se redução de 100% em pedidos cancelados, entregues em atraso e contas pagas em atraso, diminuição da inadimplência em 17,39% e do estoque em 49,74%. Sistemas ERP gratuitos tornam mais fácil o acesso e a busca de informações, trazendo resultados visíveis para todos os setores da empresa. Com ferramentas de fácil entendimento e manuseio estes sistemas podem ser aplicados especialmente em pequenas empresas para melhorar sua gestão e competitividade.

Abstract

The correct control of a company's information is essential for its growth and permanence in the market, avoiding loss of financial resources and also customer dissatisfaction. The B&A Store started in the women's fashion business in 2016 with bags of different models, colors, sizes and styles, and works with secondary products from this same line, such as wallets, necessaires and backpacks. It had no control over its information, harming its position vis-à-vis the competition. The objective of this work was to improve the company's management through the implementation of the MarketUp free ERP system. As for the method adopted, descriptive research was used regarding the objectives and action research regarding the procedures. During the application period, problems were solved in the store's process phases. As a result, there was a 100% reduction in canceled orders, late delivery and late paid bills, a 17.39% reduction in delinquency and a 49.74% reduction in inventory. Free ERP systems make it easier to access and search for information, bringing visible results to all sectors of the company. With tools that are easy to understand and use, these systems can be applied especially in small companies to improve their management and competitiveness.