Resumo

Título do Artigo

PREVISÃO DA DEMANDA DE NOVA UNIDADE DE NEGÓCIOS EM DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS – DO B2G AO B2B
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Tema

Gestão Estratégica de Operações e Cadeia de Suprimentos e a Indústria 4.0

Autores

Nome
1 - Renato de Barros Fonseca Oliveira
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2 - Jorge Luiz de Biazzi
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3 - Antonio Carlos Braz
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Reumo

Este artigo aborda a crucialidade da previsão de demanda como fator determinante na evolução de unidade inicialmente inaugurada como suporte para a atividade principal de uma distribuidora de medicamentos e materiais médico-hospitalares no Estado de São Paulo em unidade de negócio própria na empresa Vital Hospitalar Comercial Ltda. O objetivo é reduzir as incertezas da previsão de demanda na consolidação deste novo modelo de negócio (B2B). Combinou-se o método de previsão qualitativo com especialista que possui inteligência de mercado com o quantitativo de séries temporais. Os resultados mostram que o método mais adequado é o modelo de suavização exponencial com tendência e sazonalidade corrigidas, chamado modelo Winter, o qual será adotado inicialmente pela empresa para realizar as previsões das demandas futuras.

Abstract

This article discusses the cruciality of demand forecasting as a determining factor in the evolution of the unit initially inaugurated as support for the main activity of a drug and medical supplies distributor in the State of São Paulo in its own business unit in the company Vital Hospitalar Comercial Ltda. The objective is to reduce uncertainties in the demand forecast in the consolidation of this new business model (B2B). The qualitative forecasting method was combined with an expert who has market intelligence with the quantitative of time series.. The results show that the most suitable method is the exponential smoothing model with trend and seasonality corrected, called Winter model, which will be initially adopted by the company to forecast future demand.