Resumo

Título do Artigo

Percepções sobre Inovação na Construção Civil
Abrir Arquivo

Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - Felipe Pereira Sardenberg
UNIFOR -
2 - Afonso Carneiro Lima
UNIFOR - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A Inovação é geralmente percebida por meio do sucesso dos seus resultados, tendo estreita relação com a competitividade, por um lado, e com a novidade e a satisfação do cliente, por outro. Com o intuito de se compreender melhor este fenômeno no âmbito da construção civil, este relato tem o objetivo de descrever as percepções sobre inovação no setor. Por meio de uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas junto a atores relevantes na cadeia produtiva do setor – empresários e gestores de empresas construtoras e arquitetos/projetistas – e posterior análise textual, verificou-se que a inovação na construção civil, de maneira geral, ocorre de maneira incremental, focada no aperfeiçoamento de novas técnicas construtivas com o objetivo de aumento de produtividade/economia de custos. Quanto a outras categorias específicas de inovação no setor, voltadas a processos internos e negócios e mercadológicas, ainda há grande lacuna a ser preenchida. Como contribuição, o relato traz possibilidades para práticas de inovação para empresas do setor, além da inovação tecnológica de materiais.

Abstract

Innovation is generally perceived through the success of its results, having a close relationship with competitiveness, on the one hand, and with novelty and customer satisfaction, on the other. In order to better understand this phenomenon in the civil construction sector, this report aims to describe the perceptions about innovation in the sector. Through qualitative research, involving semi-structured interviews with relevant actors in the productive chain – entrepreneurs and managers of construction companies and architects/designers – and subsequent textual analysis, it was found that generally innovation in civil construction occurs incrementally, focused on the improvement of new construction techniques aimed at increasing productivity/saving costs. As for other specific categories of innovation in the sector, focused on internal processes and business and marketing, there is still a large gap to be filled. As a contribution, the report suggests the need for integration between entrepreneurs/managers, architects and clients so that innovation is obtained in order to deliver value to the client.