Resumo

Título do Artigo

ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DO PREÇO E DOS GASTOS COM PROPAGANDA COM O TOP OF MIND DAS MARCAS DE CERVEJA COM MAIOR MARKET SHARE NO MERCADO BRASILEIRO
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Tema

Comportamento do Consumidor e papel social do marketing

Autores

Nome
1 - Kayline da Silva Gomes Moreira
Universidade de Fortaleza - CCG
2 - Gabriel de Sousa Rodrigues
UNIFOR -
3 - Luan Matias Rocha
UNIFOR -
4 - Marcus Antônio Cunha Bezerra
UNIFOR -
5 - José Sarto Freire Castelo
Universidade de Fortaleza - Centro de Comunicação e Gestão; Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Este estudo investigou a relação das variáveis preço e gastos com propagandas com o Top of Mind de marcas de cerveja no Brasil, respondendo à seguinte questão: as variáveis preço e gastos com propaganda explicam o Top of Mind das marcas de cerveja por ordem de lembrança? Realizou-se uma pesquisa com uma amostra não probabilística por conveniência utilizando a técnica snowball sampling que resultou em uma amostra de 338 participantes válidos. Os questionários continham as marcas de cerveja listadas no ranking do relatório do Euromonitor (2020), sendo destinados aos respondentes via redes sociais Foram rodados dois modelos de regressão linear simples, utilizando o método dos Mínimos Quadrados Ordinários por meio do software IBM SPSS, tendo como variável dependente o Top of Mind e as variáveis explicativas preço e gastos com propaganda, respectivamente Os resultados mostram uma certa heterogeneidade nos efeitos de preço e gastos com propaganda na percepção dos respondentes das marcas de cerveja mais lembradas Verificou-se que a variável gastos com propaganda explica o Top of Mind de duas das 5 marcas de cerveja mais lembradas pelos participantes da pesquisa, enquanto a variável preço explica 4 das 5 marcas de cerveja mais lembradas.

Abstract

This study investigated the relationship of the price and advertising expenditure variables with the Top of Mind of beer brands in Brazil, answering the following question: do the price and advertising expenditure variables explain the Top of Mind of beer brands by order of recall? A survey was carried out with a non-probabilistic convenience sample using the snowball sampling technique, which resulted in a sample of 338 valid participants. The questionnaires contained the beer brands listed in the ranking of the Euromonitor report (2020), and were intended for respondents via social networks. Two simple linear regression models were run, using the Ordinary Least Squares method through the IBM SPSS software, as dependent variable the Top of Mind and the explanatory variables price and advertising expenditure, respectively The results show a certain heterogeneity in the effects of price and advertising expenditure in the perception of respondents of the most remembered beer brands It was found that the variable advertising expenditure explains the Top of Mind of two of the 5 most remembered beer brands by survey participants, while the price variable explains 4 of the 5 most remembered beer brands.