Resumo

Título do Artigo

Relato técnico BRAND PERSONA COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE análise da rede varejista Magazine Luiza
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Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Karol Keisla Mar de Paula Soares
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo (MG)
2 - Ester Eliane Jeunon
-

Reumo

O presente estudo objetivou analisar a influência da utilização da estratégia de brand persona como ferramenta para a humanização do relacionamento com o cliente na rede varejista Magazine Luiza Desafios foram encontrados durante a pesquisa, as inúmeras fontes de informações presentes na internet trouxeram consigo a necessidade de uma análise mais aprofundada e especifica para a finalização do estudo Para isso foram delimitados conceitos a serem abordados: (1) Evolução do marketing, (2) marketing de relacionamento, (3) gestão de marca e (4) brand persona Todos os conceitos foram abordados de forma teórica e comparativa A metodologia é oriunda de dados secundários, coletados por meio de pesquisa netnográfica e documental, acrescentada a utilização de questionário para 103 clientes da rede varejista Após a análise dos resultados, afirma-se que as ferramentas utilizadas para a humanização do relacionamento com o cliente, a partir da utilização do método brand persona, foram explicitadas durante a evolução da Lu A própria humanização da persona foi uma das estratégias utilizadas pela varejista para humanizar o relacionamento com o cliente A utilização da brand persona como ferramenta de humanização do relacionamento com o cliente se mostrou eficiente Atualmente a persona é reconhecida como uma influenciadora digital especialista do Magazine

Abstract

This study aimed to analyze the influence of using the brand persona strategy as a tool for humanizing the relationship with the customer in the retail chain Magazine Luiza Challenges were encountered during the research, the numerous sources of information present on the internet brought with it the need for a deeper and more specific analysis to complete the study To this end, we delimited the concepts to be addressed: (1) Marketing evolution, (2) relationship marketing, (3) brand management, and (4) brand persona All concepts were approached in a theoretical and comparative way The methodology comes from secondary data, collected through netnographic and documental research, plus the use of a questionnaire for 103 customers of the retail chain After the analysis of the results, it is stated that the tools used for the humanization of the relationship with the customer, from the use of the brand persona method, were explained during Lu's evolution The humanization of the persona itself was one of the strategies used by the retailer to humanize the relationship with the customer The use of the brand persona as a tool to humanize the relationship with the customer proved to be efficient Currently the persona is recognized