Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO E CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES NA SOLUMEDI PIRACICABA
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Isabella de lima Tonioli
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
2 - Alessandro Leite de Lima
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis - São Paulo/SP
3 - Cláudio Jardim Vargas
Universidade Presbiteriana Mackenzie - PPGA
4 - Gregório Polaino Junior
Universidade Presbiteriana Mackenzie - higienopolis
5 - Susana trevizan palma
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
6 - Alberto de Medeiros Junior
-
7 - Alexandre Nabil Ghobril
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas

Reumo

O mercado privado de saúde complementar no Brasil apresenta grandes oportunidades. A Solumedi é uma franquia de intermediação de serviços de saúde que apresenta uma proposta de valor inovadora frente aos planos de saúde tradicionais e às clínicas populares. O presente trabalho foi focado na franquia da Solumedi em Piracicaba; cidade com ótimos índices socioeconômicos e que apresenta alto potencial de crescimento para o negócio. Para auxiliar a empresa no desafio de crescer dentro da cidade foi proposto um modelo de análise e de tomada de decisão de seleção de diferentes estratégias utilizando conceitos (modelo BOCR, ANP e Dasboards), técnicas (ETL), ferramentas de software (Tableau e SuperDecisions) de Inteligência de Negócios, além de conceitos de finanças para avaliação de viabilidade financeira de projetos baseado em indicadores financeiros tais com fluxo de caixa projetado e taxa interna de retorno. Os resultados apontam para caminhos práticos de priorização das diferentes estratégias avaliadas pelos gestores ao mesmo tempo que aponta recomendações que podem colaborar para a tomada de decisão e foco de atuação. Estas análises podem aprofundar conhecimentos práticos e teóricos nas áreas de Inteligência de Negócios, Tomada de Decisão e Seleção de Estratégias e Projetos de Investimento.

Abstract

The private health market in Brazil presents big opportunities. Solumedi is a master franchise of health services intermediation that presents an innovative value proposal compared to traditional health plans and popular clinics. This study was focused on the franchise branch of Solumedi in the city of Piracicaba. Located in the State of Sao Paulo, the city presents great socio-economic indexes and yields big growth potential for the business. To help the company in the challenge of growing inside the city it was proposed a model of analysis and decision making of strategy selection utilizing concepts (BOCR model, ANP and Dashboards), techniques, (ETL), softwares (Tableau and SuperDecisions) of Business Intelligence, in addition to finance concepts for evaluating the feasibility of financial projects based on financial indicators such as projected cash flow and internal rate of return. The results point to practical paths of priorities of the different strategies evaluated by the managers while at the same time yields recommendations that can help on the decision making and focus. These analyses may deepen practical and theoretical knowledge in the areas of Business Intelligence, Decision Making and both Strategy and Investment project Selection.