Resumo

Título do Artigo

CONSUMO INFANTIL EM SUPERMERCADOS: Um estudo na perspectiva de pais e crianças em Belo Horizonte
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Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Leonardo Carlos Dantas Bianchi
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo (MG)
2 - Ester Eliane Jeunon
-
3 - Eloísa Helena Rodrigues Guimarães
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Este relato técnico buscou analisar o comportamento do consumo infantil de crianças entre sete e onze anos em supermercados de Belo Horizonte. Os estudos do comportamento do consumidor procuram identificar as necessidades de consumo para entender ações e atitudes dos consumidores diante dos produtos e serviços, o uso desse recurso pode ser um diferencial para as organizações. Os procedimento metodológico adotados foram pesquisas qualitativa e quantitativa junto aos pais e as crianças de três escolas públicas da Capital mineira. Observou-se que as crianças entendem e participam do consumo familiar. A mãe exerce papel expressivo no processo de socialização e formação do perfil dos filhos, a medida em que fornece diretrizes, determina normas e influi na formação dos gostos pessoais. Ademais as crianças podem lidar com pequenas quantias, disponibilizadas no momento das compras. Panfletos chamam atenção das crianças quando estão no supermercado. Os pais autorizam as compras das crianças, desde que respeitada a lista de compras e orçamento determinado previamente. A televisão, é forte influenciador no cotidiano das crianças, por meio deste veículo ela conhece os produtos e decide o que vai querer. Observou-se ainda que os pais não permitem que os filhos exerçam influência sobre eles na hora das compras.

Abstract

This technical report sought to analyze the behavior of children's consumption of children between seven and eleven years old in supermarkets in Belo Horizonte. Consumer behavior studies seek to identify consumption needs to understand consumer actions and attitudes towards products and services, the use of this resource can be a differential for organizations. The methodological procedures adopted were qualitative and quantitative research with parents and children from three public schools in the capital of Minas Gerais. It was observed that children understand and participate in family consumption. The mother plays an expressive role in the process of socialization and formation of the children's profile, as she provides guidelines, determines norms and influences the formation of personal tastes. Furthermore, children can handle small amounts, which are made available at the time of purchase. Flyers catch the attention of children when they are in the supermarket. Parents authorize children's purchases, as long as the shopping list and budget previously determined are respected. Television is a strong influence on children's daily lives, through this vehicle they get to know the products and decide what they want. It was also observed that parents do not allow their children to influence them when shopping.