Resumo

Título do Artigo

A EXECUÇÃO DE UM PLANO DE INCENTIVO ÀS VENDAS EM UMA EMPRESA VAREJISTA NO INTERIOR DO PIAUÍ
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Tema

Inovação e Cooperação em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Lívia Maria Teixeira Matos
UFPB - Universidade Federal da Paraíba -
2 - Bruna Maria Pereira de Pontes
UFPB - Universidade Federal da Paraíba -

Reumo

Este relato técnico tem como objetivo constatar quão efetivos são os planos de incentivos para alavancagem de vendas e motivação dos funcionários em uma empresa. Durante dois anos foram aplicadas as campanhas de premiação, no primeiro, uma gratificação em dinheiro e no segundo, premiação em produtos da loja. O intuito do plano de incentivos era alavancar a receita da empresa e constatar se o dinheiro colabora mais para a força de trabalho, do que o reconhecimento do colaborador. A coleta de dados ocorreu durante o período das campanhas, de maneira documental e os mesmos foram tratados de maneira qualitativa. Na análise de resultados, no primeiro ano, foi perceptível o aumento do recebimento de crediário das lojas, e principalmente, nas vendas. A empresa obteve um crescimento de 10,49% de 2017 para 2018, quando a gratificação era em dinheiro. De 2018 para 2019, a premiação sendo em produtos loja, atingiu 9,47% de crescimento. Em ambos os anos estudados, o reconhecimento ao colaborador foi feito junto com a retribuição de prêmios. Constatou-se com a pesquisa inédita que planos de incentivos são de grande benefício estratégico para uma organização.

Abstract

This technical report aims to verify how effective incentive plans are to increase sales and motivate employees in a company. For two years, award campaigns were carried out, during the first year a cash bonus and in the second year store’s products were used. The purpose of the incentive plan was to increase the company’s revenue and understand if money contributes more to the workforce than the employee’s recognition. The data collection was conducted during the award campaigns as documentary research and later a qualitative analysis was made. In the first year, there was a noticeable increase in the receipt of installment plans at the stores, especially in sales. The company achieved a 10.49% growth from 2017 to 2018, when the bonus was in cash. From 2018 to 2019 the award was changed, using the store's products which reached 9.47% growth. In both years studied, the recognition of the employee was made together with the retribution of prizes. The results obtained show that an incentive plan can be a strategic benefit for an organization.