Resumo

Título do Artigo

DO FABRICANTE AO CONSUMIDOR FINAL: estratégias organizacionais e o consumo de brinquedos
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e inovação no marketing

Autores

Nome
1 - André Luís Guzzoni
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo (MG)
2 - Ester Eliane Jeunon
-
3 - LOUSANNE CAVALCANTI BARROS RESENDE
FAMINAS - BELO HORIZONTE

Reumo

Este relato técnico teve por finalidade analisar como se configura o consumo de brinquedos na percepção de envolvidos, desde a fabricação à compra de brinquedos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Pelos resultados, pode-se verificar que o mercado de brinquedos é um segmento que movimenta milhões no Brasil e, com a abertura de mercado, no fim da década de 80, diversas empresas tiveram a oportunidade de ingressar nesse ramo de negócio. Embora o segmento seja muito dinâmico, a alta competitividade, a crise econômica e os avanços tecnológicos são desafiadores, especialmente para concorrer com produtos importados e mais baratos. Neste cenário, os envolvidos na fabricação, venda e distribuição de brinquedos buscam estratégias para ofertar benefícios, variedade de produtos, precificação baseada em análise de custo, margem ideal, pesquisa de percepção do consumidor e busca por novos mercados. Os resultados apontam a necessidade de informações e estudos científicos para esse mercado, com foco em estratégias organizacionais para o canal e também na perspectiva do consumidor.

Abstract

This technical report aimed to analyze how the consumption of toys is configured in the perception of those involved, from the manufacture to the purchase of toys. Therefore, a descriptive research with a qualitative approach was carried out. From the results, it can be seen that the toy market is a segment that moves millions in Brazil and, with the opening of the market at the end of the 80's, several companies had the opportunity to enter this line of business. Although the segment is very dynamic, the high competitiveness, the economic crisis and technological advances are challenging, especially to compete with imported and cheaper products. In this scenario, those involved in the manufacture, sale and distribution of toys seek strategies to offer benefits, product variety, pricing based on cost analysis, ideal margin, consumer perception research and search for new markets. The results point to the need for information and scientific studies for this market, focusing on organizational strategies for the channel and also on the consumer's perspective