Resumo

Título do Artigo

ESTUDO COMPARATIVO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL
Abrir Arquivo

Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - Elinelson Pinheiro de Souza
UNIFOR -
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIFOR - Administração

Reumo

A necessidade de definir e medir as questões relacionadas com o desenvolvimento, a qualidade de vida e as condições sociais e econômicas levou ao surgimento de diversos programas de indicadores sociais elaborados pelos países; em particular, os educacionais, que visam comparar e julgar o contexto e o funcionamento do ensino e seus resultados, e que tiveram um grande desenvolvimento. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar comparativamente os indicadores educacionais do Brasil e de três países vizinhos, exclusivamente da América do Sul e que compõem o bloco econômico do Mercosul. Trata-se de uma revisão de literatura, onde foram tomados como fonte de dados para a pesquisa, livros e artigos científicos, utilizando-se da metodologia de estudo comparativo. A conclusão sugere ações que podem ser tomadas para a melhoria da eficiência dos indicadores educacionais nos países pesquisados.

Abstract

The need to define and measure issues related to development, quality of life, and social and economic conditions has led to the emergence of various social indicator programs developed by the countries; in particular, educational ones, which aim to compare and judge the context and functioning of teaching and its results, and which have had a great development. In this context, the objective of this work is to comparatively evaluate the educational indicators of Brazil and of three neighboring countries, exclusively in South America and that make up the Mercosur economic bloc. It is a literature review, where books and scientific articles were taken as a data source for research, using the comparative study methodology. The conclusion suggests actions that can be taken to improve the efficiency of educational indicators in the countries surveyed.