Resumo

Título do Artigo

ROTATIVIDADE (TURN OVER) E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE PETRÓLEO E GÁS EM MACAÉ
Abrir Arquivo

Tema

Stress e Qualidade de Vida no Trabalho

Autores

Nome
1 - Paula Germano Lima Pacheco Entringer
-
2 - Izabela Maria Rezende Taveira
UFF - Universidade Federal Fluminense -

Reumo

No complexo ambiente competitivo atual as organizações vêm percebendo que se quiserem se manter competitivas devem valorizar o maior ativo de que dispõem que são as pessoas. Nesse sentido, vem adotando práticas de qualidade de vida no trabalho de modo elevar a produtividade e a satisfação de seus funcionários, alinhando assim os objetivos organizacionais aos objetivos pessoais de seus colaboradores. Por outro lado, essa competitividade acaba por aumentar o índice de turnover das empresas, tendo em vista que muitos profissionais são atraídos por melhores oportunidades em empresas concorrentes. Este trabalho objetivou verificar a relação existente entre a qualidade de vida no trabalho e o índice de rotatividade em uma organização do ramo offshore através de uma pesquisa de campo para medir a satisfação dos colaboradores quanto às ações de QVT promovidas pela organização estudada. No decorrer da pesquisa, foram estudados a gestão de pessoas contemporânea, o cálculo, custos e consequências da rotatividade bem como os principais modelos de QVT existentes. Os resultados revelaram conexões importantes entre o investimento na qualidade de vida no trabalho e a rotatividade.

Abstract

In today's complex competitive environment organizations have realized that if they want to remain competitive, they must value their greatest assets. In this sense, it has been adopting practices of quality of life at work in order to raise the productivity and satisfaction of its employees, thus aligning the organizational objectives with the personal objectives of its employees. On the other hand, this competitiveness ends up increasing the turnover rate of companies, since better opportunities in competing companies attract many professionals. This study aimed to verify the relationship between the quality of life at work and the turnover rate in an organization of the offshore branch through a field survey to measure the satisfaction of the collaborators regarding the QWL actions promoted by the organization studied. In the course of the research, the contemporary management of people, the calculation, costs, and consequences of turnover as well as the main models of existing QWLs were studied. After the field survey, data analysis and verification of the relationship between the two variables were performed. The results proved the importance of the investments in the quality life at work and correlation with turnover.