Resumo

Título do Artigo

O DILEMA DA COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO: DECISÃO ESTRATÉGICA EM COOPERATIVAS DE LEITE DE MINAS GERAIS
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Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - Nidelson Teixeira Falcão
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Ribeirão Preto
2 - Ana Gabriela Borges Galisteu
USP - Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP

Reumo

Este estudo aborda a tomada de decisão estratégica em cooperativas de leite de Minas Gerais, tendo como foco as influências recebidas pelo ambiente externo de intensa rivalidade. As mudanças ocorridas neste mercado alteraram a dinâmica competitiva imposta às cooperativas. Assim, esta pesquisa analisa fatores influenciadores que impactam a estratégia adotada num cenário com elevada rivalidade. Verificando se existem alterações significativas na tomada de decisão destas organizações. Recorre-se, então, aos fundamentos da Teoria dos Jogos para delinear fenômenos sociais que retratam a interação entre dois ou mais agentes em situações que envolvem escolhas, elucidando como essas instituições se comportam diante destes desafios. A interação entre os tomadores de decisão leva a um determinado comportamento que se fundamenta na maximização de recompensas particulares destes agentes. O jogo, enquanto modelo formal e esquematizado, expressa sua capacidade de modelar processos decisórios em situações de cooperação e competição. O estudo demonstra que o ambiente de rivalidade não altera os fundamentos que sustentam a estratégia das cooperativas. E confirma as premissas preconizadas pelos jogos cooperativos, bem como valida os princípios cooperativistas como norteadores estratégicos. Porém, em relação às áreas comerciais, as decisões sinalizam uma priorização do resultado econômico-financeiro em detrimento do atendimento às necessidades dos associados.

Abstract

This paper presents the strategic decision-making of cooperatives from the dairy farming branch of Minas Gerais, focusing on the influences received by an external environment with intense rivalry The changes occurred in this industry caused a new competitive dynamic imposed on the cooperatives This research analyze factors that impact the strategy adopted in a setting with high rivalry And, so, check if there are significant changes in the decision making of these organizations It is used the foundations of Game Theory to outline social phenomena that portray the interaction between two or more agents in situations that involve choices The interaction between decision makers leads to a certain strategic behavior that is based on maximizing their particular rewards The game, as a formal and schematic model, expresses its ability to model decision-making processes in situations of cooperation and competition The environment of rivalry does not alter the foundations that support the strategy of the cooperatives And confirms all the premises advocated by cooperative games, as well as validates the principles of cooperativism as strategic guidelines However, in relation to commercial areas, the decisions signal the prioritization of economic and financial results in detriment of assistance to the needs of associates.