Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA INOVAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VINCULADOS AO SETOR PÚBLICO
Abrir Arquivo

Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - Bárbara Bianca Romão da Silva
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP - Asa Norte - Brasília DF
2 - Louise Ferreira de Souza
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP - Asa Norte - Brasília DF
3 - Renata Andréia Guerreiro
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP -
4 - Lana Montezano
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP - Programa de Pós-graduação Profissional em Administração Pública (PPGAP)

Reumo

O estímulo à inovação é cada vez mais importante em um mundo em constante mudança, assim como a formação acadêmica em inovação. Programas de incentivo à pós-graduação para servidores públicos têm sido fundamentais para avanços do conhecimento. Objetivou-se verificar a capacidade que programas de incentivo à pós-graduação possuem em promover inovação no setor público, a partir da avaliação dos temas dos projetos de pesquisa de alunos participantes. A pesquisa é teórica-empírica, descritiva, quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário eletrônico com 77 participantes. Realizou-se estatística descritiva e análise de conteúdo com apoio de IA. Cerca de 78% dos respondentes receberam algum tipo de incentivo e 93% acreditam que suas pesquisas podem gerar inovação. Todos projetos analisados mostraram potencial para pelo menos dois tipos de inovação, sendo relacionados principalmente a temas de Governança pública e ESG, Inovação e Tecnologia, e Gestão de pessoas e desenvolvimento. No entanto, há baixa confiança na implementação dos projetos devido a aspectos contextuais das organizações. A pesquisa destaca a importância dos programas de pós-graduação profissionais para desenvolver competências dos servidores e gerar projetos que melhorem as organizações públicas e os serviços prestados, aumentando a qualificação e estimulando a produção de conhecimento e inovação no setor público.

Abstract

Stimulating innovation is increasingly important in a constantly changing world, as is academic training in innovation. Postgraduate incentive programs for public servants have been fundamental for advances in knowledge. The objective was to verify the capacity that postgraduate incentive programs have in promoting innovation in the public sector, based on the evaluation of the themes of the research projects of participating students. The research is theoretical-empirical, descriptive, quantitative and qualitative, using an electronic questionnaire with 77 participants. Descriptive statistics and content analysis were carried out with AI support. Around 78% of respondents received some type of incentive and 93% believe that their research can generate innovation. All projects analyzed showed potential for at least two types of innovation, mainly related to themes of Public Governance and ESG, Innovation and Technology, and People Management and Development. However, there is low confidence in project implementation due to contextual aspects of organizations. The research highlights the importance of professional postgraduate programs to develop civil servants' skills and generate projects that improve public organizations and the services provided, increasing qualifications and stimulating the production of knowledge and innovation in the public sector.